Feirão do Imposto exibe o peso da carga tributária e pede reforma

Uma barraca instalada no calçadão da Boca Maldita, em Curitiba, marcou, no último dia 15, o Feirão do Imposto 2012, organizado pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP) com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Federação das Indústrias do Paraná e outras entidades. Em anos anteriores, o CRCPR encabeçou várias edições do feirão.

A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, defendeu que iniciativas como essa são importantes para pressionar o Congresso Nacional e o governo federal por uma reforma tributária.

Mais de 400 pessoas participaram da passeata no calçadão da XV pedindo reforma tributária

Produtos de uso popular, como água mineral (44% de impostos) e açúcar (32%), foram expostos ao público que pôde fazer a comparação quanto poderiam custar se os impostos fossem menos pesados. Uma bomba de gasolina mostrava por que a gasolina tem preço tão alto: os impostos e taxas encarecem o combustível em cerca de 50%.

Momento alto foi a passeata realizada nas quadras entre a sede da Associação Comercial e a Boca Maldita. Mais de 400 pessoas participaram da manifestação. Um "burro" foi eleito o mascote do evento.

Carla Pacheco (presidente do IPMCont), Lucélia Lecheta (presidente do CRCPR) e Moacir Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), feito com 30 países, mostra que o Brasil, entre eles, é o que menos devolve bons serviços à população, justificando a arrecadação milionária. No último dia 29 de agosto, o “impostômetro” instalado em frente ao prédio da ACP bateu a marca de R$ 1 trilhão em arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais. O valor foi alcançado com 15 dias de antecedência em relação a 2011. A previsão para o fim do ano é que a marca ultrapasse facilmente R$ 1,5 trilhão.