Fecopar reúne diretoria e autoridades e comemora 35 anos

A Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) reuniu seu conselho de representantes e diretoria, dia 11/12, em Curitiba. O superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, e o presidente da Jucepar também participaram para discutir temas de interesse da classe contábil.

Para esclarecer e tratar de procedimentos diante do Ministério do Trabalho do Paraná, a Fecopar convidou Luiz Fernando Favaro Busnardo, superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná (MT-PR). A Fecopar quer regularizar a separação territorial de todas as cidades que compõem as bases dos sindicatos de contabilistas. O vice-presidente de assuntos jurídicos da Fecopar, Luiz Fernando Martins Alves, informou que foi feito um levantamento e alguns sindicatos possuem duplicidade de cidades, ou no seu estatuto ou no ministério, por exemplo. Busnardo ressaltou a importância de manter o cadastro atualizado junto ao MT-PR, além dos procedimentos e a forma mais rápida para regularização e retificação de informações.

Alves informou que a Fecopar mapeou todos os municípios e vai auxiliar os sindicatos nos processos de mediação, ajustes e procedimentos perante o órgão. "Este trabalho de organização está em andamento e queremos que, no final, os 399 municípios estejam perfeitamente divididos entre os 17 sindicatos", diz.

Para explicar a lentidão e os problemas que afetam a Jucepar, representantes da entidade fizeram o uso da palavra. O presidente, Ardisson N. Akel, apresentou números de atendimento e detalhes do processo de inovação e modernização pelo qual a Junta está passando para atender a Redesim, por meio do projeto Empresa Fácil. Akel justificou que o processo de integração entre todos (Receita Federal e Estadual, municípios, entre outros) é bem complexo e a relatou que a Junta está aperfeiçoando o processo que visa simplificar e desburocratizar aberturas e alterações de empresas no Paraná. Muitos presidentes de sindicatos questionaram a demora nos processos do órgão. Outra reclamação foi em relação ao horário parcial de funcionamento.

Os diretores da Fecopar ainda receberam, discutiram e aprovaram a proposta orçamentária da entidade para 2016. O presidente Chiminacio ressaltou que as contas da entidade estão sob controle e o único gasto a mais previsto para o ano que vem serão despesas com o Jocobras no Rio Grande do Sul.

Outro assunto em destaque foi a definição do valor da contribuição sindical, votada e definida em R$ 217,20. O valor segue referência da CNPL (30% do salário mínimo de 2015).

Entre os assuntos em pauta na reunião intersindical, presidida por Marcos Rigoni de Mello, vice presidente do

CRCPR foi a eleição do conselho e a mudança no comando da comissão intersindical. Rigoni esclareceu que a comissão intersindical foi criada pelo CRCPR em 2004 e cabe à entidade indicar o presidente. O CRCPR designou a contadora Elizângela de Paula Kuhn para o cargo a partir de 2016.

Participaram o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; o presidente do SESCAP-PR, Mauro C. Kalinke; superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, Luiz Fernando Favaro Busnardo; o presidente da Jucepar, Ardisson N. Akel; i vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon; o presidente do SESCAP-Londrina, Jaime Junior Silva Cardozo; o presidente da Microtiba, Armando Lira; o presidente do Sindicato de Contabilistas de Salvador, Marcos Moura; além de presidentes e diretores de sindicatos de contabilistas do estado do Paraná. Participaram ainda representantes de empresas parceiras como Safeweb, Jbsoftware, entre outras.

Fecopar comemora seus 35 anos com homenagens a ex-presidentes

A Federação dos Contabilistas do Paraná organizou solenidade (11) em comemoração aos 35 anos de existência da entidade. A Fecopar foi fundada, no dia 15 de novembro de 1.980, em Assembléia Geral, realizada, em Curitiba-PR. É uma entidade sindical de grau superior, integrante do 11º Grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

Os 7 ex-presidentes da Fecopar e os 17 sindicatos de contabilistas filiados a Fecopar foram homenageados com placas entregues pelo presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio.

Líderes do setor contábil e de serviços do Paraná também foram homenageados pelo vereador de Curitiba Hélio Wirbiski e pelo deputado estadual do Paraná, Ney Leprevost. Receberam comendas municipal e estadual pelo trabalho de desenvolvimento da classe contábil e sociedade paranaense os presidentes da Fecopar, Divanzir Chiminacio; a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta e o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke.

A Fecopar possui e representa 17 sindicatos de contabilistas filiados. A Federação dos Contabilistas do Paraná batalha em defesa da classe contábil e da sociedade, como a luta pela desburocratização dos serviços de abertura de empresas e combate as exigências fiscais, a simplificação dos tributos e redução da carga tributária, participando constantemente de reuniões com representantes do governo. Promove ainda o maior evento esportivo de profissionais liberais do país (Jogos dos Contabilistas do Paraná - Jocopar) e ainda colabora e participa com o Jocobras (Jogos dos Contabilistas Brasileiro)