Fecea realiza o 23° Simpósio de Contabilidade

A Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) realizou nos dias 22 a 24 de maio o 23º Simpósio Estadual de Contabilidade. O tradicional evento, no auditório da faculdade, teve a participação de mais de 300 pessoas, entre contadores, estudantes da área contábil, administradores, profissionais liberais, entre outros.

Além do curso de Ciências Contábeis da Fecea, o simpósio é promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (Sicap) com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PR).

A abertura, dia 22, ficou a cargo do professor Márcio José Assumpção, que falou sobre um dos temas mais atuais para profissionais da contabilidade que atuam em órgãos públicos. Márcio é professor de contabilidade pública e coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR. Na sua palestra “O Papel da Gestão Municipal, Ante a Temática das Normas Internacionais e a Nova Contabilidade Pública”, fez uma retrospectiva do processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards – IPSAS), afirmando que elas reforçam a Lei 4.320/1964 e a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000). As IPSAS foram ditadas pela Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – IFAC), traduzidas pelo Comitê Gestor da Convergência no Brasil, em ação conjunta do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN). elas reforçam a Lei 4.320/1964 e a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000). Este ano, todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) foram obrigadas a seguir as novas regras. A principal mudança, segundo ele, é o enfoque patrimonial, sem deixar de lado os controles financeiro e orçamentário. Na sua avaliação, as regras trazem um avanço significativo para os controles na administração pública e melhoria significativa na transparência pública.

No dia 23, o simpósio apresentou a palestra de Ricardo Campos que falou sobre “A Certificação Digital e o Cenário Atual”. No último dia do simpósio, 24, o palestrante foi Ariel da Cunha Silvério, com o tema “Leader Coach: Mais resultados na Gestão”.