Segundo o Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Curitiba, Neivo Beraldin, os governos federal, estaduais e municipais destinam apenas cerca de 0,5% de seus orçamentos para programas de incentivo à prática esportiva, o que é muito pouco, considerando os benefícios que o esporte e o lazer trazem à saúde das pessoas. ?Talvez nós tenhamos que fazer um grande plano do que nós queremos do esporte no Paraná? para obter mais recursos e desenvolver programas coletivos, reforçou o representante do Sistema Fiep, Roberto Costacurta, na abertura do Seminário sobre Leis de Incentivo ao Esporte, dia 30 de outubro, às 9h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, tendo seqüência no dia 31.
?Infelizmente, nunca tivemos o esporte, e naturalmente este aliado à educação, como prioridade no País?, afirmou o presidente do CRCPR, Paulo Caetano. Na sua opinião, políticas de incentivo ao esporte não vão apenas permitir a revelação de atletas, mas também disseminar uma cultura que valoriza a competitividade civilizada e a prática esportiva como fator de qualidade de vida. ?Que o esporte seja uma atividade primordial na vida de cada um de nós?, enfatizou Sidnei Catennaci, diretor do Sistema Fecomércio.
Preocupação
O CRC é uma autarquia criada para registrar e fiscalizar os profissionais da contabilidade, mas procura fazer a lição de casa, investindo em educação profissional continuada e responsabilidade social. Há pelo menos dez anos desenvolve ações de orientação e informação aos contabilistas e contribuintes em geral sobre a possibilidade que a lei dá de se transformar Imposto de Renda devido em investimento social, canalizando-o ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente ? o FIA. Da mesma forma, está colaborando na busca de novos caminhos de incentivo ao esporte, a começar pela realizar deste seminário em parceria com o Sistema Fiep, a Associação Comercial do Paraná, o Sistema Fecomércio, a Prefeitura de Curitiba e a Paraná Esporte.
Neivo e Costacurta defederam a tese de que o esporte precisa ser uma preocupação coletiva. Existem programas que envolvem as escolas e as populações, mas eles precisam ser ampliados para atingir mais pessoas. Aos investimentos públicos, que são escassos, podem ser somados os recursos do setor privado, temática principal do seminário com análise das legislações e apresentação de casos de empresas que mantêm programas de incentivo, como Amil, Instituto Votorantim, Cooperativas de Crédito Sicoob, Volvo do Brasil.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
30/10/2008 - Quinta-feira
08:00 - Credenciamento 08:30 - Solenidade de abertura Rodrigo C. Rocha Loures - Sistema FIEP Avani S. Rodrigues - ACP/ULC Paulo C. Caetano de Souza - CRCPR Neivo Beraldin - Secr. Municipal de Esporte e Lazer Marcos Aurélio S. Rocha - Paraná Esportes Darci Piana - FECOMÉRCIO 10:00 - Intervalo 10:15 - Lei Federal - Alcino Reis Rocha - Secretário do Ministério do Esporte. 12:00 - Intervalo Almoço 13:30 - SESC - Maratona Internacional das Águas - Mônica Sencio Paes 14:00 - Lei Municipal - Antonio C. de Medeiros Junior - PMC. 14:30 - Case AMIL - Patrocinio Privado ao Esporte - Dr. Cassio Zandoná. 15:00 - Prestação de Contas - Elainne A. Carvalho e Marcelo Colleone 16:00 - Intervalo 16:15 - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - Maurício Gilberto Cândido 16:45 - Case Instituto Votorantim - Janderson Antonio B. Teixeira 17:15 - Apresentação de Ginástica Ritmica 17:35 - Palestra Familia Tonietto - Projeto Social de Judô.
31/10/2008 - Sexta-feira
08:30 - Lei Federal - Visão Prática do Uso da Lei - Ana Hoffman - SESI/RS. 10:40 - Intervalo 11:00 - Case SICOOB - As Ações Sociais das Cooperativas de Crédito - Luiz Agita 11:30 - Ética e Responsabilidade Social - Ozil Pedro C. Neto - BS Colway 12:00 - Almoço 13:30 - Mesa Redonda - A Visão Social do Marketing do Esporte. Maurício Gilberto Cândido - CRCPR Ernani Lopes Buchmann - ACP Roberto Costacurta - SESI Gustavo Borges - PMC Adriano Hattman - Paraná Esporte Jasson Goulart - RPC 15:00 - Aprendendo com a Lei Ruanet - Rogério Carnaciali - SESI 15:30 - Intervalo 16:00 - COB - Visão do COB Sobre Leis de Incentivo ao Esporte 16:30 - Case Volvo do Brasil - Eduardo Giglio 17:00 - Volvo do Brasil - Apresentação de Capoeira 17:30 - Encerramento - participação de Moisés Batista - Atleta Paraolímpico.
Maurício Cândido, palestra sobre o papel do contador na interpretação da lei