Falta uma semana para início dos Jogos dos Contabilistas do Paraná.

Arquibancada lotada, plateia ansiosa, atletas-contabilistas por toda parte, cada um levando no peito as cores da sua cidade. A luz do ginásio do Paraná Clube vai diminuir e o que era pura agitação se transformará em um mar de silêncio. Pelo corredor central, um atleta entrará correndo, carregando um facho de fogo com o qual acenderá a pira olímpica.

?Bem-vindos ao 17º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar)?, dirá o mestre de cerimônias, ao som rumoroso dos aplausos. Começará assim o ritual de abertura da competição, vindo em seguida as falas dos dirigentes e a apresentação das delegações. Serão quatro dias de competição, de 11 a 14 de novembro.

?Não é um evento qualquer. É o maior de profissionais liberais do país?, lembra o presidente da Federação dos Contabilistas de Curitiba ? Fecopar -, Divanzir Chiminacio. ?Tem muito trabalho sim. A gente acaba renunciando um pouco à atividade profissional e até à família, mas vale a pena quando se tem um desafio como esse?, reforça o presidente da entidade anfitriã desta edição, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba ? Sicontiba -, Narciso Doro.

A solenidade de abertura, o desfile das delegações e o jantar de confraternização serão realizados na sede social do Paraná Clube, dia 11. Já as competições, nos dias 12 e 13, vão acontecer no Clube Santa Mônica, que tem mais de 30 mil associados e ocupa uma área de 72 alqueires, com cerca de seis quilômetros de trilhas ecológicas. A festa de encerramento e as finais do futebol suíço acontecem na Associação Banestado, dia 14. O Jocopar 2009 é uma promoção da Fecopar, com realização do Sicontiba, apoio dos sindicatos e do CRCPR.

Quem levantará a taça de campeão?

Ao longo desses 16 anos, o Jocopar já passou por 13 cidades diferentes e levantaram o troféu de campeão sete sindicatos. O Sicontiba é hexacampeão, seguido pelo tetra Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa ? Sicopon - e pelo bi Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão ? Sincocam. Mas, em 2009, todas as equipes se dizem preparadas para ficar com a nova taça.
?Maringá já foi campeão do Jocopar realizado em Foz do Iguaçu, e nosso objetivo é repetir o feito em Curitiba. E queremos também conquistar o direito de representar o Paraná em algumas modalidades no II Jocobras (Jogos Brasileiros dos Contabilistas), que se realizará em 2010, no Rio Grande do Sul?, afirma o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá ? Sincontábil -, Orlando Chiquetto, que vai enfrentar um páreo difícil.

?Os contabilistas de Ponta Grossa estão otimistas com mais uma boa participação nos jogos e querem mostrar a força do esporte na região dos Campos Gerais. Já temos quatro títulos e espero estarmos caminhando para o penta. Pelo menos, estamos trabalhando para isso?, defende o diretor do Sicopon, Carlos Lazarotto.

O presidente do Sincocam, Idnei Hundsdorfer, não deixa por menos. ?Se vamos pôr a mão na taça, é difícil dizer. Mas que vamos lutar com vontade para o tricampeonato, vamos?. É o que acredita também o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina ? Sincolon -, Paulino de Oliveira, em busca do primeiro título. ?É lógico que queremos ganhar, estamos inclusive nos preparando muito para isso e para um melhor desempenho no Jocopar deste ano?.

Eles que se cuidem, então, porque mais sindicatos vêm logo atrás. ?Sempre que partimos com a nossa delegação o pensamento é de ser campeão, como já conseguimos uma vez, em Maringá. Mas sabemos que temos concorrentes fortes, principalmente o Sicontiba, jogando em casa. Mas a cobra não desiste nunca?, diz o diretor de esportes do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel ? Sincovel -, Michel Alves, sorrindo.

O significado dos jogos

Apesar da competitividade, das provocações e dos anseios, uma ideia comum vaga pela cabeça de cada contabilista que participa dos jogos. ?Acima de tudo, o Jocopar representa cada vez mais o companheirismo, a união e a organização da classe contábil do Paraná, que está mais solidificada com os anos que passam?, esclarece Idnei. O presidente do CRCPR, Paulo Caetano, confirma: ?Este significado é ainda mais patente este ano em que todas as entidades participaram do processo de indicação dos seus representantes no CRCPR?.

Paulino assina embaixo. ?É um evento marcante para a classe profissional dos contabilistas, que realmente mostra a nossa força. No dia seguinte que acaba um Jocopar, já tem gente querendo saber onde e quando será o próximo?. Michel divide a mesma opinião. ?Jocopar significa integração, descontração e momentos de alegria em conjunto?.

?A cada ano, são acrescentadas mais emoção, participação e solidariedade à festa. É indiscutivelmente um evento único no estado?, acrescenta Carlos, enquanto Orlando vai ainda mais fundo. ?A oportunidade é de sair da rotina estressante de nossa atividade. Além de lembrar os cuidados necessários com a saúde, durante os jogos, reforçamos os laços e construímos amizades duradouras com colegas de outras localidades. Quem participa uma vez, nunca mais deixa de prestigiar?.