Expedito Martins é “Amigo do SESCAP-PR”

Pegando carona no Dia Internacional do Amigo, 20 de julho, o SESCAP-PR acaba de instituir em seu calendário de eventos o dia do Amigo do SESCAP-PR. O objetivo é comemorar a data todo ano realizando homenagem a uma pessoa ligada à entidade, seja uma personalidade da área empresarial, um associado ou um representado que tenha feito alguma ação em favor das categorias que o sindicato representa. Explica o presidente Mauro Cesar Kalinke que além da homenagem a uma pessoa, esta data especial visa proporcionar um momento em que os empresários de serviços possam enaltecer as amizades construídas ao longo das atividades de representação e profissional.

Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon; Expedito Barbosa Martins; Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR; Mauro Kalinke, presidente do Sescap-PR; Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar.

Mauro Kalinke, presidente do Sescap-PR; o homenageado Expedito Barbosa Martins; e o diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo, que apresentou o cerimonial.

Perfil

O primeiro homenageado é o advogado e profissional da contabilidade Expedito Barbosa Martins, que recebeu a comenda e o carinho dos amigos dia 21, em cerimonial apresentado pelo diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo. A escolha coube a uma comissão composta por representantes do próprio SESCAP-PR, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Federação dos Contabilistas do Paraná e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba.

O Expedito é “um amigo pronto para compartilhar, com sabedoria e discernimento, tudo o que aprendeu em sua vida”, justifica Kalinke. “O seu idealismo, o seu exemplo de vida, a sua presença, serenidade e palavras sábias, em tantas situações e eventos dos quais participamos juntos, são coisas que não podemos esquecer”, sublinha a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta.

Expedito nasceu em Jandaia do Sul (PR) e começou a assumir responsabilidades ainda criança. Com a perda do pai aos seis anos de idade, passou a cuidar dos dois irmãos mais novos, para que a mãe pudesse trabalhar e sustentar a família. Aos oito anos, começou colaborar no orçamento doméstico, trabalhando como entregador de leite. Aos 11 anos arrumou o primeiro emprego numa padaria onde permaneceu até os 18 anos, quando deixou a terra natal e veio morar em Curitiba, em 1969. Em 1971, conheceu Maria Divair, com quem se casou e teve quatro filhos. Em 1972, formou-se em Técnico em Contabilidade. Dois anos mais tarde, ingressou na Faculdade de Direito de Curitiba e se formou bacharel em Direito em 1978. Mas foi na contabilidade que focou seus negócios, mantidos até hoje.

Expedito e a sua família

Lideranças da classe contábil participaram da homenagem

Em sua carreira, Expedito Martins conquistou o respeito dos colegas de profissão, dos amigos e da sociedade. Na década de 80, participou da fundação da Associação das Empresas de Serviços Contábeis, entidade que antecedeu a constituição do SESCAP-PR, cuja primeira reunião oficial ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1987. Ao longo desses anos, integrou a diretoria do SESCAP-PR, da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba).

Dia do Amigo

O Dia Internacional do Amigo ou Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado na chegada do homem à lua (no dia 20 de julho de 1969). Ele enviou quatro mil cartas para vários países com o intuito de instituir essa data, argumentando que esse era um feito que “demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes não há objetivos impossíveis”. Mas foi a partir do Decreto nº 235/1979 que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, Argentina, e aos poucos foi sendo adotada em outros países. Hoje, em quase todo o mundo, o 20 de julho é reservado às confraternizações do Dia Internacional do Amigo.

Reunindo convidados do Sescap-PR, homenagem foi dia 21