Exame de Suficiência: mais de 37 mil devem prestar as provas dia 23 em todo o País

No Paraná, 2.857 candidatos – 2.578 contadores e 279 técnicos - inscreveram-se para as provas, que serão aplicadas das 8h30 às 12h30 (horário de Brasília) em sete cidades do Estado: Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. As provas da 2ª edição do Exame de Suficiência serão aplicadas no dia 23 de setembro, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Em todo o Brasil, foram 37.639 inscrições homologadas: 31.996 de bacharéis e 5.643 de técnicos. O número de inscritos é maior do que o registrado na última edição do exame, realizada dia 25 de março – que contabilizou 30.719 inscritos. O índice de aprovação entre os Bacharéis foi de 40,46%, e 30,89% entre os Técnicos.

Provas e recursos – As provas para bacharéis e técnicos serão compostas de 50 questões objetivas de múltipla escolha. Cada questão valerá um ponto. Para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 50% do total das questões, ou seja, 25.

O edital 02/2012 estabelece que, a partir desta edição, a interposição de recurso contra os gabaritos preliminares das provas deverá ser feita exclusivamente via sistema de acompanhamento de inscrição, nos sites da FBC, do CFC e dos CRCs.

O CFC alerta que não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, nos CRCs, no CFC, na FBC ou em qualquer outro meio que não seja o Sistema de Acompanhamento de Inscrição.

Aprovação e registro – A aprovação no Exame de Suficiência constitui um dos requisitos para a obtenção ou restabelecimento do registro profissional nos conselhos regionais de contabilidade. O registro é obrigatório ao exercício legal da profissão contábil, de acordo com o Decreto-lei 9.295/46, com nova redação dada pela Lei 12.249/2010 e o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, aprovado pela Resolução CFC nº 1.370/2011.

Para o Vice-presidente de Registro do CRCPR, João Gelásio Weber, a expectativa para o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2012 é que o número de aprovados seja superior aos das últimas provas e que aumente o número de profissionais registrados no Conselho. “Menos de 1/3 dos 2.471 contadores aprovados no Paraná nas últimas três edições do exame se registraram no CRCPR. A situação dos técnicos é semelhante: dos 201 aprovados no mesmo período, só 77 haviam se registrado até o início de agosto”, comenta.

Quem passa no exame tem até dois anos para requerer seu registro definitivo junto ao CRC a partir da publicação do resultado oficial das provas no DOU, de acordo com a Resolução 1.373/2011 do CFC.

Confira o passo-a-passo para requerer o registro profissional no site do CRCPR, em Registro, Documentação/Informações.

Acompanhe no quadro a seguir o número de candidatos inscritos para as provas do dia 23 em cada uma das cidades paranaenses onde os testes serão aplicados, bem como o número total de inscritos no Estado: