Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Exame de suficiência: expectativa de avanços à profissão contábil Provas serão dia 27 de março

O exame de suficiência, que volta a ser exigido para quem deseja exercer a profissão contábil, seja como técnico em contabilidade ou como bacharel em Ciências Contábeis, reacende expectativas de avanços à profissão contábil. ?A sociedade sairá lucrando?, argumenta o presidente do CRCPR, Paulo Caetano. Milhares de candidatos fazem provas, em todo o Brasil, dia 27 de março.

O exame de suficiência passou por uma tentativa de implantação, anos atrás, suspenso judicialmente por ser definido por resolução. Agora é obrigatório, instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. A lei estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Na avaliação do sistema CFC-CRCs, o exame vai render melhoria aos serviços contábeis. Os interessados em se profissionalizar terão que ir além do que as instituições de ensino estão transmitindo. A profissão contábil sofre mudanças constantes e a qualificação também tem que ser contínua. As estatísticas dos exames aplicados de 2000 a 2004 apresentavam índice de reprovação igual ou superior a 50%.

As provas mantêm o formato geral das anteriormente realizadas: questões objetivas, de múltipla escolha, podendo, no entanto, incluir questões dissertativas sobre conteúdos básicos de contabilidade, apenas diferenciados em grau para técnicos e bacharéis.

Os inscritos para esta edição de março devem ficar atentos ao local e horários onde farão as provas. Esta e outras informações, como sobre os gabaritos, relação dos aprovados, serão sempre divulgadas nos sites dos CRCs, do CFC e da Fundação Brasileira de Contabilidade, FBC, responsável pela aplicação e correção das provas. Os aprovados terão o prazo de dois anos para requererem o registro profissional.

Profissionais avaliam

Na opinião do contador Hélio Ribeiro, ?o exame volta num momento muito importante em que a contabilidade está se adequando aos padrões internacionais de contabilidade e tudo tem colaborado para solidificar o profissional contábil na sua esfera de atuação?. Para ele, o exame é fundamental para garantir a excelência dos conhecimentos técnicos dos serviços contábeis. ?Ganham os bons profissionais e toda a comunidade. A partir de agora, não basta se formar, há que comprovar a aquisição dos conhecimentos necessários ao exercício da profissão?.

Claudemir Gomes Ramos, de Maringá, analisa a importância da formação no momento de cobrar honorários. Quando clientes reclamam do seu preço, ?penso nas muitas noites que perdi para debruçar-me na universidade, nas incontáveis horas de reciclagem para garantir qualidade... Sou radicalmente a favor do exame de suficiência, para ao menos minimizar a entrada desses profissionais fajutos?, que aviltam o mercado e denigrem a imagem do contabilista. Claudir Pereira dos Santos é outro que acredita que o exame ?prevê uma contabilidade mais científica e de maior qualidade. Irá filtrar os profissionais que não atendam a requisitos básicos e a uma formação do contabilista que abranja mais que aspectos técnicos da contabilidade?.