Exame de suficiência: 43 mil candidatos fizeram as provas
Mais de 43 mil bacharéis em contabilidade fizeram, no dia 20 de setembro, a prova do 2º exame de suficiência de 2015, em 126 cidades brasileiras. Requisito obrigatório para a obtenção de registro profissional de conselho de contabilidade, o exame é amparado pela Lei n.º 12.249/10 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.486/15.
No Paraná, as provas foram aplicadas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama, com um índice de comparecimento ao redor de 90%.
As avaliações compreenderam temas relativos à Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; noções de Direito e legislação aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; legislação e Ética Profissional; Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; e Língua Portuguesa.
O gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (www.cfc.org.br), em até 10 dias após a data de realização da prova, segundo o edital.
Já a relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e divulgada nos sites da FBC e do CFC em até 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de aplicação da prova.
A partir da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, o prazo para requer o registro profissional junto Conselhos Regionais de Contabilidade é de dois anos.