Exame de suficiência será domingo a partir das 8h30

No próximo domingo, um total de 16.608 candidatos - 2.355 técnicos em contabilidade e 14.253 bacharéis em Ciências Contábeis - vão fazer exame de suficiência em 116 cidades brasileiras, no horário das 8h30 às 12h30. Somente no Paraná são 1.418 inscritos. As provas serão aplicadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Umuarama, cidades que obtiveram o mínimo de 50 inscrições. A comissão organizadora recomenda aos inscritos que estejam nos locais com antecedência.

Para imprimir o comprovante de inscrição, os candidatos devem entrar no site da Fundação Brasileira de Contabilidade, informar o CPF e a senha. Será permitido o uso de máquina calculadora durante as provas, desde que o modelo não permita o armazenamento de texto. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados nos sites do CFC, dos CRCs e da FBC no prazo de 20 dias após a data das provas. A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União em até 60 dias e divulgada nos endereços eletrônicos do Conselho Federal de Contabilidade, dos Conselhos Regionais de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade. Os aprovados terão o prazo de dois anos para requererem registro no CRC.

A lei

O exame de suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que candidatos a exercer a profissão contábil terão que obedecer os seguintes requisitos: conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.

A regulamentação do exame como requisito para obtenção ou restabelecimento de registro profissional em CRC consta da Resolução CFC nº 1.301/10, publicada no dia 28 de setembro. Ela abrange desde a conceituação, periodicidade, aplicabilidade, aprovação e conteúdo programático das provas até aspectos da realização e aplicação do exame, além de tratar dos recursos, dos prazos e de questões gerais.

No entendimento do presidente do CRCPR, Paulo Caetano: "O exame é uma vitória para a classe contábil brasileira! Não o encaremos como uma imposição pura e simplesmente, um obstáculo posto artificialmente para quem deseja exercer a profissão contábil, mas uma exigência na perspectiva da qualidade, que renderá valorização a quem se esforça para ser um bom profissional. Hoje, um simples diploma em curso técnico ou de graduação não basta como comprovante de qualificação".

Locais das provas no Paraná

Curitiba