Na segunda edição do Exame de Suficiência de 2022 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foram homologadas 44.084 inscrições, entre contadores recém-formados e acadêmicos prestes a se formar. Os estados com maior distribuição no número de inscritos foram Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná, que teve um total de 2.988 de inscritos, dos quais 626 (24,26%) foram aprovados.

Da totalidade, 38% realizaram o exame de suficiência pela primeira vez e 37% já estavam em sua segunda tentativa.

Nessa prova, 61% dos inscritos eram do sexo feminino, enquanto 39% do sexo masculino. Em relação à idade, os candidatos que têm entre 21 e 25 anos foram maioria, seguidos por aqueles com idade entre 26 e 30 anos e pelos de 31 a 35 anos.

Dos mais de 44 mil inscritos, 68% realizaram a graduação em Contabilidade na modalidade presencial, enquanto 32% realizaram o curso na modalidade de ensino a distância (EaD).

Os dados analisados nessa edição mostram em quais ocupações os participantes estão no momento: enquanto 51% já estão empregados de forma celetista no setor privado, 7% estão desempregados ou ainda não trabalham; 10% se dedicam exclusivamente aos estudos, 11% exercem funções outras, 8% são servidores públicos, 5% são profissionais liberais/empresários e 8% são autônomos/prestadores de serviços (PJ).

A segunda edição do exame de suficiência está concluída e todas as etapas podem ser ver verificadas no site da Consulplan. Clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.