O exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostra a realidade daqueles que chegam agora na composição do cenário da contabilidade brasileira. Não é apenas uma prova que mensura o conhecimento, mas também uma prova que determina a qualidade daqueles que estão entrando no mercado de trabalho. Cabe ao CFC a responsabilidade de promover e fiscalizar a qualidade dos serviços desses novos profissionais, além de seguir com o zelo pelo aperfeiçoamento técnico e humanístico que todos que compõem a classe contábil devem ter. Apresenta-se a seguir alguns dados estatísticos da mais recente edição do certame, com prova realizada no último mês de setembro.

Nessa edição, foram homologadas 44.084 inscrições em todo o país, sendo 2.988 no Paraná. Os estados com mais inscrições foram Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. No critério etário, as maiores concentrações de participantes se deram, em ordem decrescente, nas faixas de 21 a 25 anos, 26 a 30 anos e 31 a 35 anos. No Estado do Paraná, 626 concorrentes foram aprovados no exame, representando um total de 24,26% dos inscritos.

Em âmbito nacional, 61% dos inscritos declararam se identificar com o gênero feminino e 39% com o masculino. Além disso, 38% dos inscritos realizaram o exame de suficiência pela primeira vez e 37% já estavam em sua segunda tentativa. Quanto à modalidade de curso, 68% realizaram a graduação em Contabilidade de forma presencial, enquanto 32% realizaram o curso por ensino a distância (EaD).

Quanto à ocupação dos participantes no momento, os dados mostram que 51% já estão empregados em regime CLT no setor privado, e 7% estão desempregados ou ainda não trabalham. Um contingente de 10% declarou que se dedica exclusivamente aos estudos, enquanto 11% informaram que exercem outras funções, 8% que são servidores públicos, 5% que são profissionais liberais/empresários e 8% que são autônomos/prestadores de serviços (PJ).

A segunda edição do exame de suficiência está concluída e todas as etapas estão disponíveis para consulta no site da Consulplan.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.