Exame de suficiência é neste domingo (20/9)

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) aplica, neste domingo (20), a segunda edição de 2015 do exame de suficiência. A aprovação no exame é condição indispensável para obtenção do registro profissional. A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito federal.

O exame de suficiência foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2010 e tem como objetivo aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão. “A função da contabilidade é zelar pela sociedade. Para que isso ocorra efetivamente, precisamos garantir que o profissional tenha o conhecimento necessário para o desempenho de suas atividades”, explica José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC.

As provas são elaboradas por uma comissão composta por oito professores, alguns com dedicação exclusiva ao magistério e outros que também atuam no mercado. A elaboração leva cerca de um ano, abordando temas relativos à contabilidade geral; contabilidade de custos; contabilidade aplicada ao setor público; contabilidade gerencial; controladoria; noções de direito e legislação aplicada; matemática financeira e estatística; teoria da contabilidade; legislação e ética profissional; princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade; auditoria contábil; perícia contábil; e língua portuguesa aplicada. Contabilidade geral e princípios da contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade representam cerca de 40% do Exame.

O professor Oscar Lopes, integrante da comissão que elabora as questões do exame de suficiência, recomenda que, para o dia do certame, os alunos tenham tranquilidade. “Se o participante usar bem o tempo e ler atentamente, fará uma boa prova. Não há nada lá que não tenha sido visto durante o curso”.

As Normas alteradas no fim de 2014 foram: NBC TG 04, 05, 10,15, 22, 25, 26, 27, 28, 33, 38, 39 e 46; a ITG 20 e 19; e a CTG 07. Os textos atualizados podem ser conferidos em www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx.

A prova será aplicada em 126 municípios. O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, onde são esperados 8.799 participantes, em 19 municípios. Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizarão provas em treze cidades.

No domingo (20), o candidato deverá comparecer ao local de prova levando documento com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta. As provas começam às 9h30, horário de Brasília, e têm duração de quatro horas.

O candidato pode conferir o local em que vai realizar o certame no sistema de inscrição, no site da FBC ( www.fbc.org.br) ou no do CFC ( www.cfc.org.br). Essas informações estão disponíveis desde o dia 8 de setembro.

Fonte: CFC