Exame de Suficiência Edição nº 2/2023 já tem data marcada: acontecerá no dia 24 de setembro. Com foco nos alunos e jovens profissionais de todo Estado do Paraná que prestarão a prova, a Comissão CRCPR Jovem realizou uma live no dia 15/9 para esclarecer as principais dúvidas sobre a programação, os locais de prova, o horário, a organização do evento e a postura do aluno nos estudos.

live foi conduzida pelo coordenador da Comissão, Everson Luiz Lopes, e pela conselheira do CRCPR, Daniela Novak; e os entrevistados foram a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu, Fabíola Graciele Besen, e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, Valdir Serafim Junior.

"É recompensador para nós saber que podemos auxiliar nossos futuros colegas neste momento tão especial, que é a preparação e a execução da prova do Exame de Suficiência. Este encontro apresenta tópicos úteis e atualizados, exclusivamente preparados para esse assunto específico, especialmente para os estudantes de Ciências Contábeis", comentou o coordenador da Comissão, Everson Lopes.

Durante a apresentação, destacou-se a discussão sobre a possibilidade de os estudantes realizarem o Exame antes da formatura, conforme previsto na Resolução CFC n.° 1.486/2015, que permite aos alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis a participação no Exame, o qual ocorre semestralmente. Além desse assunto, os palestrantes explicaram o passo a passo para a solicitação de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para início de suas atividades contábeis, seja como profissional autônomo ou contratado.

O Exame de Suficiência terá prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e será realizado pela banca examinadora Consultoria e Planejamento em Administração (Consulplan). As inscrições para esta edição já estão encerradas. A aprovação é requisito para a obtenção de registro profissional em Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), conforme regido pela Resolução CFC n.°1.486/2015, e sua efetivação ocorre pela Consulplan.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.