Nos dias 23 e 24, as reuniões regimentais de julho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) aconteceram mais uma vez por meio de videoconferência.

203ª Reunião do TRED e 1351ª Reunião Plenaria.jpg

As reuniões de Câmaras e Conselho Diretor ocorreram ao longo da quinta-feira (23), e a 203ª Reunião Plenária do TRED/CRCPR e 1.351ª Reunião Plenária do CRCPR, na sexta-feira (24). Esta última contou com a participação da vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lucelia Lecheta, que apresentou atualizações acerca da aplicação da prova online do 1º Exame de Suficiência de 2020. Lecheta falou sobre a live realizada pelo CFC no dia 16 de julho, durante a qual os candidatos puderam tirar dúvidas sobre o certame, marcado para 16 de agosto, das 9h30 às 14h, horário oficial de Brasília, diretamente com a vice-presidente e com Leiziany Rubim, gestora de concursos, processos seletivos e exames da Consulplan, empresa organizadora da prova.

A mudança no padrão de aplicação da prova, do formato presencial para o online, foi necessária devido à pandemia do coronavírus. Para atender às orientações nacionais e internacionais voltadas para o combate e controle da Covid-19, bem como para proteger os mais de 40 mil examinandos, o CFC precisou adotar a aplicação do exame à distância. Lecheta explicou, como foi tomada a decisão. “Ainda no mês de março, vendo que não conseguiríamos aplicar o Exame de forma presencial, foi feita a suspensão do certame para aguardar novas orientações da Organização Mundial de Saúde e dos órgãos de saúde aqui do país. Infelizmente, as coisas não andaram conforme gostaríamos e, constatando que não seria possível a realização da prova presencial, começamos a pensar em outro plano para que não deixássemos essas 40 mil pessoas que se inscreveram sem poder exercer a sua profissão”, disse. "Estamos fazendo inúmeros testes para que tudo transcorra da melhor maneira possível, incluindo inúmeras medidas de segurança, tanto para garantir a estabilidade do sistema durante a prova, quanto para impedir fraudes", assegurou.

Lucelia falou ainda sobre as diversas ações realizadas para tentar obter junto à Caixa Econômica Federal uma solução para os problemas enfrentados pela classe contábil e empresas de todo país no início do mês de julho, quanto à emissão de guias no Conectividade Social. Destacou que, após inúmeras tentativas junto ao banco federal, o CFC recorreu ao senador Izalci Lucas, que é contador e se manifestara em plenário quanto aos uma proposta pleiteando a prorrogação do vencimento da primeira parcela do diferimento do FGTS das competências de março, abril e maio de 2020 para 31/7. Ainda no dia 24, a Caixa divulgou dois comunicados, o primeiro possibilitando o pagamento da parcela 1/6 sem encargos e o segundo informando que os valores de encargos já recolhidos serão abatidos no valor da parcela 3/6, com vencimento em 04/09/2020.

Eventos Virtuais

Outro destaque a confirmação da vice-presidência de Desenvolvimento Profissional de que os eventos do CRCPR continuarão a ser realizados de forma virtual ainda por um bom tempo. Além da Mesa Redonda de Perícia Contábil, que acontece no próximo dia 7 de agosto, já estão abertas as inscrições para o Fórum do Auditor 2020, que acontece no dia 17 de setembro, a partir das 13h30. Está confirmada também a realização do 5º Seminário de Jovens Lideranças Contábeis, para o mês de Outubro e o Fórum Virtual de Contabilidade do CRCPR, de 10 a 13 de novembro.

Clique aqui para assistir a gravação da Live do Exame de Suficiência

Clique aqui para acessar as Perguntas Frequentes sobre o Exame de Suficiência

Clique aqui para saber mais sobre a prorrogação do vencimento da primeira parcela do diferimento do FGTS das competências de março, abril e maio de 2020 para 31/7.

Clique aqui para se inscrever para a Mesa Redonda de Perícia Contábil

Clique aqui para se inscrever no Fórum do Auditor 2020