Exame de Qualificação Técnica para peritos tem mais de 700 inscritos

Acontece, no dia 25/08, em todo o país, a primeira prova do Exame de Qualificação Técnica para Peritos (EQT-PC). Os 746 inscritos, 58 do Paraná, responderão a 50 questões objetivas e duas questões dissertativas. Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de aproveitamento em cada modalidade. Com a aprovação no exame, o candidato integrará o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), do CFC, que já conta com mais de 3 mil profissionais.

O CNPC foi criado em 2016, e tem como objetivo oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. Dessa forma, somente podem integrar o CNPC os contadores devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição. Até 31 de dezembro de 2017, os interessados em ingressar no CNPC podem optar por comprovar experiência em perícias judiciais ou prestar o exame, conforme determina a Resolução CFC nº 1.502, de 2016, habilitado-se para atuação como perito nomeado, assistente técnico ou perito servidor público. A partir de 1º de janeiro de 2018, a aprovação no EQT passa a ser a única forma de ingresso no CNPC.

De acordo com o edital do atual certame, serão cobrados conhecimentos em Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica, Profissionais e Interpretações, inerentes à perícia; legislação sobre a profissão contábil; ética profissional; legislação relacionada ao processo civil aplicada à perícia; direito constitucional, civil e processual civil relacionados à legislação profissional, à prova pericial e ao perito, além de língua portuguesa e redação.

Os locais de aplicação das provas serão divulgados em breve. Mais informações podem ser obtidas no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no endereço www.cfc.org.br.