Eventos e projetos voltados aos contabilistas são foco de reuniões do CRCPR

Reunião Plenária

A próxima edição da Convenção dos Contabilistas do Paraná, a 16ª, será realizada em Foz do Iguaçu, no ano que vem, de 14 a 17 de maio, no salão de convenções do Hotel Bourbon. Esta informação foi divulgada durante as últimas reuniões do CRCPR, dias 14 e 15 de junho, na sede da entidade, com participação de todos os conselheiros efetivos. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Paulo Caetano, acompanhado do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e da coordenadora de Desenvolvimento Profissional Jeruza Moura estiveram em Foz do Iguaçu definindo detalhes sobre o local da convenção.

Maior evento da classe contábil no estado, a Convenção dos Contabilistas teve a última edição realizada em Cascavel, dias 19, 20 e 21 de maio de 2010, reunindo cerca de 800 profissionais, professores e estudantes de contabilidade. A programação teve cinco palestras, oito fóruns, 12 exposições de trabalhos técnicos, além de show artístico e musical, feira de negócios com a presença das maiores empresas de software. A 15ª Convenção foi considerada um marco. “Nossa intenção é organizar um evento melhor ainda”, afirma a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta.

Reunião Plenária

Câmara de Ética e Disciplina

Outro assunto destacado nas reuniões de junho do Conselho foi o programa Primeiros Passos com o CRCPR, iniciado dia 3 de maio pela cidade de Apucarana e que já esteve em várias outras cidades do estado, com exceção de Foz do Iguaçu, simultaneamente aos trabalhos de abertura de fiscalização. A presidente Lucélia Lecheta fez uma avaliação positiva do programa. “Estamos no caminho certo”, comenta ela. Os Primeiros Passos levam aos estudantes orientações essenciais sobre a profissão contábil. Posição semelhante emitiu a vice-presidente de Ética e Disciplina Elizangela de Paula Kunh, que esteve presente na maioria dos eventos, esclarecendo sobre questões relativas à fiscalização.

Outra pauta debatida foi o modelo de cursos à distância. Tendência crescente no país, os cursos à distância foram incorporados aos projetos de educação continuada desenvolvidos pelo CRCPR a fim de atender às necessidades de capacitação dos mais de 30 mil profissionais da contabilidade registrados no Paraná. Uma das vantagens do ensino à distância (EaD) é a autonomia dada ao estudante: os conteúdos ficam disponíveis em tempo integral e o aluno tem 40 dias para concluir cada curso. O material didático conta com textos e vídeos. A intenção do CRCPR é aperfeiçoar o modelo, ampliando as alternativas de atualização dos contabilistas.

Conselho Diretor

Devido ao grande volume de processos a serem julgados, 80 no total, a Câmara de Ética e Disciplina convocou os conselheiros para duas reuniões. A primeira foi realizada na tarde da quarta-feira 13. Os trabalhos continuaram na manhã do dia 14. O número de processos, de acordo com a vice-presidente da pasta, Elizangela Kuhn, é praticamente o dobro do registrado nos meses anteriores, o que exigiu a distribuição dos julgamentos em dois dias. “O número de processos por retenção indevida de documentos foi um pouco maior que o habitual, o que nos preocupa, visto que a pena mínima ao contabilista, nesse caso, é a suspensão do exercício profissional”, comenta a conselheira.

Câmara de Controle Interno

Além do Plenário e do Conselho Diretor, reuniram-se também as demais câmaras, cada uma com pauta própria e coordenada pelos vice-presidentes: Antônio Augusto Godoi de Oliveira (câmara de Controle Interno), Fernando Antônio Borazo Ribeiro (câmara Técnica), João Gelásio Weber (câmara de Registro Profissional), Jovane dos Santos Borges (câmara de Fiscalização), Mauro Luis Moreschi ( câmara de Desenvolvimento Regional) e Paulo César Caetano de Souza (câmara de Desenvolvimento Profissional).

Reuniões extras

O "Primeiros Passos com o CRCPR" e as estatísticas dos exames de suficiência canalizaram as atenções do encontro da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional, na sede do CRCPR, dia 14. Coordenadores e professores de cursos de contábeis receberam um questionário que visa levantar dados indicativos do nível de relacionamento existente entre CRC e instituições de ensino. A bateria de perguntas ajudará a definir os rumos do projeto.

Reunião da Comissão de Estudos para Educação e Desenvolvimento Profissional

Reunião da Comissão do Contador Público do CRCPR

Eventos de treinamento e atualização, elaboração de regimento interno, piso salarial, atribuições do contador público e o número de profissionais que atuam na área no Paraná foram os principais assuntos da reunião da Comissão do Contador Público do CRCPR, realizada dia 14, com participação de representantes de todo o estado.

Câmara de Desenvolvimento Regional

Câmara de Fiscalização