Ética e profissão contábil: temas de palestras no interior

Ao longo do terceiro trimestre de 2014, com o apoio do CRCPR, o conselheiro Marcos Aurélio Custódio, professor e coordenador de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da Escola de Negócios da Universidade Positivo, em Curitiba, percorreu as cidades de Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Irati e Apucarana ministrando palestras a estudantes universitários, profissionais e à comunidade.

O conselheiro Marco Aurélio Custódio fala sobre sucesso profissional em palestra na SECAL, em Ponta Grossa.

Em Ponta Grossa, a palestra “Contabilidade: uma profissão apaixonante” – que aconteceu no dia 27 de agosto, na Faculdade Secal, no âmbito do evento Ciclo de Palestras, organizado pela coordenadora de Ciências Contábeis, Prof. Cristiane de Almeida –, contou com 120 participantes. Custódio falou sobre as oportunidades de desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida por meio da profissão contábil, destacando o campo de atuação do profissional contábil, a internacionalização da contabilidade, as diferenças entre emprego e carreira, o papel do profissional contábil no desenvolvimento da sociedade, a importância da educação continuada, entre outros.

“Ética do profissional contábil” foi o tema da palestra que aconteceu no dia 3 de setembro nas Faculdades Uniguaçu/Faesi, em São Miguel do Iguaçu, durante o evento Semana Acadêmica de Ciências Contábeis, organizado pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, sob a supervisão geral do coordenador de Ciências Contábeis Prof. Osni Zanoni. O professor Custódio apresentou aos 140 participantes uma visão ampliada e atual das questões éticas que afetam o exercício da profissão contábil, por meio de discussões sobre a ética na vida cotidiana, moral e lei, para quem e para o quê se presta a ética profissional, os dilemas da ética na contabilidade, código de ética do profissional contábil, o papel do CRCPR em relação à ética profissional, ética e liderança, ética na relação com clientes e empregados, etc.

Na Unicentro, em Irati, o tema da palestra foi a estruturação de uma empresa de serviços contábeis.

Em Irati, 160 pessoas estiveram presentes à palestra “Como criar e organizar sua empresa de serviços contábeis”, que aconteceu no dia 9 de outubro, durante a “XXIV IRACONT – Semana de Estudos Contábeis de Irati”. O evento foi organizado pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), sob a coordenação da professora Telma Stroparo. A palestra abordou a dinâmica, oportunidades e desafios de empreender uma empresa de serviços contábeis, passando por temas como marketing de serviços contábeis, plano de negócios, mudança de postura – de contador a empresário de serviços contábeis, concorrência, o atributo da qualidade em serviços, e formação de preços de serviços.

Na FECEA, em Apucarana, o professor aparece na foto (1º à direita) ao lado de membros da comissão organizadora.

Em Apucarana, no dia 13 de outubro, a palestra “Como criar e organizar sua empresa de serviços contábeis”, contou com duas apresentações, uma no período da manhã e outra à noite, durante o III EnAC – Encontro de Assuntos Contábeis, realizado pelo Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), da Universidade Estadual do Paraná, coordenado pelo Prof. Antenógines Leonel Pedroso, foi apresentada. O total de participantes das duas palestras somou 380 pessoas.

Em um balanço, pelo menos 800 pessoas foram alcançadas no interior do estado pelas palestras do professor Custódio com apoiadas pela Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.