Estudantes podem se inscrever no 2º Fórum Paranaense de Contabilidade

Participantes vão concorrer a 3 inscrições no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Acaba de ser liberada pela comissão organizadora a participação de estudantes de Ciências Contábeis no 2º Fórum Paranaense de Contabilidade, que será realizado no auditório do CRCPR, no próximo dia 18 de maio, no horário das 8h15 às 17h. Durante o evento serão sorteadas três inscrições para o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade – maior evento da classe contábil do país, que acontecerá em Fortaleza (CE), de 11 a 14 de setembro.

Inscrições gratuitas, mediante a entrega, no dia do evento, de cinco quilos de alimentos não perecíveis para doação a entidades beneficentes cadastradas no CRCPR.

Garanta já a sua vaga, clicando aqui.

Programação

A programação será aberta com a palestra Atualidades Tributárias de 2016, ministrada por Leonardo Sperb de Paola, advogado, sócio da DPZL Sociedade de Advogados, doutor em direito tributário, presidente do Instituto de Defesa do Contribuinte e integrante dos conselhos de tributação da Associação Comercial do Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A seguir, falará o economista Lucas Lautert Dezordi, doutor e mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), professor titular do curso de Economia da Universidade Positivo e sócio da Valuup Consultoria e Assessoria Ltda., além de conselheiro fiscal do Instituto Life e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECON-PR). O tema da palestra é Desafios para o desenvolvimento econômico brasileiro.

O período da tarde será dedicado ao assunto que vem monopolizando a cena política e econômica brasileira: o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O papel e as responsabilidades do profissional da contabilidade no combate à lavagem de dinheiro é o título da palestra do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) Gerson D’Agord Schaan, coordenador-geral de pesquisa e investigação e representante do órgão junto à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, a Plenárias e Grupos de Trabalho do Grupo de Ação Financeira Internacional – GAFI/FATF, bem como a outros fóruns internacionais de combate à lavagem de dinheiro, tendo coordenado o grupo de trabalho sobre Inteligência Fiscal do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT, atuando ainda como palestrante na Escola Superior de Guerra (ESG), no Curso Superior de Inteligência Estratégica e como conselheiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

O tema segue em pauta na palestra Combate à lavagem de dinheiro - casos práticos, por Roberto Leonel de Oliveira Lima, auditor fiscal da (RFB), chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação na 9ª Região Fiscal em Curitiba e instrutor certificado do tema Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Encerrando a programação, o executivo da unidade de negócios Enterprise Social Software da IBM, o engenheiro Adriano Della Coletta, coordenador e professor do MBA em Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Positivo, em Curitiba, mestre em Administração pela PUC-PR, pós-graduado em Finanças e Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE e especializado em Administração de Negócios pela ESADE/Espanha, falará sobre os impactos da tecnologia sobre a profissão contábil.