Estudantes participam de palestras do CRCPR

Como parte da programação da Semana de Gestão, Inovação e Conhecimento (SEGIC), alunos do curso de Ciências Contábeis da Unicesumar, Campus Curitiba, participaram no dia 25 de outubro da palestra do professor Laudelino Jochem, empresário contábil e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, "Em tempos de crise", com o objetivo de motivar os estudantes a perseverar e continuar investindo na carreira. A palestra integra o programa "Profissional contábil do amanhã – CRC de Olho em Você", destinado a aproximar os estudantes do CRCPR e orientá-los para o sucesso profissional.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Melania Carnhelutti, "a palestra foi muito interessante, em um momento oportuno falando a respeito da crise. O professor Laudelino tem o dom de transformar a autoestima dos alunos e fazer com que eles tenham vontade de vencer, de crescer, de estudar e de serem pessoas melhores". Na opinião da professora Sidele

Woehl, professor Laudelino trouxe assuntos que agradaram a todos. "Como professora de gestão de pessoas, vejo o quanto é importante o profissional manter o foco, manter sonhos e permanecer sempre estudando. A palestra, além de motivacional, mostra aos alunos a importância de se manterem atualizados e estudando”, ponderou.

No dia 28, foi a vez dos estudantes da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) participarem da palestra do professor Laudelino, em um

evento que reuniu acadêmicos de vários cursos. Segundo a professora Luciane Strano, "a palestra é muito interessante porque traz uma motivação para os nossos alunos. Ao abordar a questão financeira, ajuda os estudantes a repensarem seu futuro, sua carreira", disse. Para ela, "a presença do conselho aqui na nossa faculdade é importante para estreitar os laços entre as instituições". A coordenadora dos cursos de Logística, RH e Marketing, professora Renata Fragoso Maria Sobrinho, considera que a palestra "também contribuiu bastante para os nossos cursos, mesmo o palestrante sendo representante do Conselho Regional de Contabilidade, porque trouxe conhecimentos em finanças pessoais e corporativas que são importantes para qualquer área profissional".

Na Faculdade Maringá, o conselheiro efetivo Claudemir Matiusso apresentou, no dia 27, como parte das atividades da Semana de Ciências Contábeis da instituição, a palestra "O Sistema CRC/CRCs", cujo objetivo é dar conhecimento aos estudantes de Ciências Contábeis sobre os aspectos mais importantes da profissão regulamentada e a missão dos conselhos de promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade.

Em Toledo, o conselheiro suplente da Câmara de Ética e Disciplina, Juarez Paim da Silveira, proferiu palestra aos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade

Paranaense (UNIPAR) no último dia 25 sobre o tema "Ética e Contabilidade Criativa".

"Esse tema é muito oportuno pois as práticas contábeis "criativas" têm estado debaixo dos holofotes no noticiário do nosso país, e falar sobre isso aos jovens universitários, no momento em que ainda estão consolidando seus valores, é uma chance única de contribuir para que eles iniciem suas carreiras com maior convicção quanto a seu papel como agentes do comportamento ético na sociedade", disse Silveira.