Estudantes de Palmas têm palestras sobre o papel de entidades

O curso de Ciências Contábeis do Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus de Palmas, promoveu, de 1 a 3 de outubro, uma programação com palestras especiais sobre a profissão, uma oportunidade para ouvir profissionais experientes falando sobre a profissão e instituições que desempenham papel fundamental na atividade contábil.

Profissionais da contabilidade conversam com estudantes do Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus de Palmas.

Caso da Junta Comercial do Paraná, que coube ao contador e relator do órgão em Palmas, Jânio dos Santos Vargas, apresentar. A Junta Comercial é onde nascem as empresas. É onde também são feitas a alterações de contratos de endereço, objeto social, capital social, troca de sócios, e mesmo da natureza jurídica. O Contrato Social pode ser iniciativa de qualquer pessoa, mas normalmente é encaminhado por profissionais da contabilidade. Foram algumas das explicações do relator Jânio dos Santos Vargas.

Na sequência, o delegado do CRCPR em Palmas e região, Francisco Antônio Fávero, explanou sobre o papel do sistema CFC - Conselho Federal de Contabilidade e CRCs – conselhos regionais de contabilidade, a obrigatoriedade de interessados em exercer a profissão contábil, concluído um curso contábil, fazerem o exame de suficiência. Descreveu os serviços que o CRCPR presta aos profissionais, começando pelo registro profissional, estendendo-se à fiscalização, cuja finalidade é proteger os bons profissionais, e os programas de educação continuada. Vários eventos foram realizados em Palmas, nos últimos anos, disse. Ele comentou ainda sobre a situação da profissão contábil no contexto das atividade sociais. “Na nossa vida, nada cai do céu, tudo o que queremos tem que ser conquistado com muito estudo, muita dedicação e principalmente ética e honestidade”, concluiu.

Além de Jânio dos Santos Vargas, Francisco Antônio Fávero, também conversaram com os estudantes os contabilistas Edson Andrade e Nicolau Schneider Neto, esclarecendo sobre aspectos importantes da profissão.