Estudantes de Nova Esperança conhecem sede do CRCPR

Um grupo de 35 alunos do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Contábeis do Grupo Educacional UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo) de Nova Esperança (PR) visitaram na manhã da última sexta-feira, 12, a sede do CRCPR, em Curitiba. Eles viajaram cerca de oito horas e meia de ônibus para chegar à capital do Estado.

Os alunos de Nova Esperança em frente à sede do CRCPR...

... E no auditório Boleslau Sliviany.

Acompanhados pelos professores Sharlene Vieira, Daliana Vieira e Ed Carlos de Oliveira, os estudantes foram recepcionados no auditório Boleslau Sliviany, por volta das 8h30. Após assistirem ao vídeo de apresentação institucional do CRCPR, os visitantes conheceram o vice-presidente de Registro, conselheiro João Gelásio Weber, que enfatizou a importância dos estágios para a formação do futuro profissional da contabilidade: “Podem estar certos de que aqueles que começam a trabalhar na área contábil desde os primeiros anos da faculdade saem na frente, pois estão mais familiarizados com a profissão e o mercado de trabalho. Não deixem para procurar emprego só no último ano da graduação”. A concorrência por uma vaga de contador, acrescentou Weber, aumenta a cada ano. Só no Paraná, os contabilistas registrados já são quase 31 mil, incluídos neste número contadores e técnicos em contabilidade.

O vice-presidente de Registro, João Gelásio Weber, valorizou o estágio: "Quem começa a trabalhar antes, sai na frente".

O vice-presidente falou também sobre aspectos gerais do Sistema CFC/CRCs, a estrutura funcional do CRCPR e apresentou aos acadêmicos o resultado do primeiro Exame de Suficiência de 2013, no qual a categoria de contadores atingiu um índice de aprovação de 40,96% no Paraná, percentual mais alto que a média nacional, de 35,6%. É preciso acertar ao menos metade da prova para ser aprovado, condição necessária à obtenção do registro profissional e ao exercício legal da profissão.

O diretor operacional, Hugo Catossi: trabalho do CRCPR garante bons serviços contábeis à sociedade e evita que leigos exerçam a profissão.

Manoel Amaral, coordenador da Fiscalização, destacou as ações de prevenção empreendidas pelo Conselho, como cursos, palestras, seminários e treinamentos.

Em seguida, os alunos ouviram o coordenador da Divisão de Fiscalização, Manoel Amaral, que explicou os procedimentos básicos adotados pelos fiscais, a documentação analisada, as principais irregularidades encontradas e expôs dados relativos à fiscalização na jurisdição de Nova Esperança. Ele destacou as ações de prevenção empreendidas pelo Conselho, como cursos, palestras, seminários e treinamentos, além dos eventos de abertura da fiscalização, nos quais os participantes recebem orientações detalhadas sobre a correta apresentação dos documentos solicitados. “O objetivo principal não é punir, mas averiguar se o contabilista está desempenhando suas atividades de acordo com a legislação”.

O diretor operacional, Hugo Catossi, procurou esclarecer as atribuições legais do CRCPR, especialmente o registro e a fiscalização, além da educação continuada. “O trabalho desenvolvido pelo CRCPR evita que leigos exerçam a nossa profissão. A fiscalização verifica se os profissionais estão cumprindo as leis do país e seguindo as Normas Brasileiras de Contabilidade, o que garante bons serviços à sociedade”, argumentou. Catossi abordou ainda o apoio financeiro concedido a instituições de ensino pela autarquia, por ocasião de eventos voltados à capacitação e aperfeiçoamento profissional, e enalteceu o trabalho desempenhado pelos conselheiros da Casa, para os quais não há qualquer forma de remuneração.

Confira essas e outras fotos da visita no Facebook do CRCPR.