A convite do Departamento do Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 4 de julho, o vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Claudemir Matiusso, apresentou palestra sobre o Sistema CFC/CRCs para alunos do 2ª ano, como parte das atividades da disciplina "Ética e Legislação Profissional", sob responsabilidade dos professores Cássia Vanessa Olak e Marcelo Resquetti Tarifa. A palestra aconteceu no Anfiteatro do Centro de Estudos Aplicados (CESA).

Em palestra a alunos do 2º ano de Ciências Contábeis da UEL, o VP de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso, falou sobre ética e legislação profissional

Além de detalhar o histórico e as atribuições do Sistema CFC/CRCs, Matiusso destacou que a regulamentação da profissão serve para proteger a sociedade e os profissionais qua a exercem. "O profissional da contabilidade lida com informações sensíveis e confidenciais de empresas e pessoas físicas, razão pela qual somente profissionais habilitados e devidamente registrados nos conselhos regionais podem exercer a profissão", explicou. "Para obter o registro, é preciso primeiro obter aprovação em exame de suficiência, que serve para verificar se o candidato tem os conhecimentos mínimos para assegurar o bom exercício da profissão." Também informou que todos os anos, o CFC promove duas edições do exame. "Mas não basta ser aprovado. É preciso solicitar o registro junto ao conselho regional, que emite então a Carteira de Identidade Profissional", prosseguiu.

"Para obter o registro, é preciso primeiro obter aprovação em exame de suficiência", explicou

Matiusso apresentou ainda casos concretos que já foram analisados em procedimentos de fiscalização realizados pelo CRCPR.