Estudantes da Unipar visitam o CRCPR

Ocupado com a transmissão da teoria e prática contábil e também com aspectos que podem abrir horizontes para seus alunos, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar – campus de Francisco Beltrão - realizou, no último dia 4 de julho, visita ao Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

“O objetivo é mostrar aos acadêmicos novas perspectivas (...) e que nossos alunos tenham o exato conhecimento do que os espera”, disse o professor André Luiz Comunelo, que, além dos estudantes, estava acompanhado do colega Lucas Gomes de Oliveira. Para o dia seguinte estava programada outra visita, no caso, ao Tribunal de Contas do Paraná onde os estudantes poderiam participar de uma plenária de prestação de contas.

Os visitantes foram recebidos no plenário do CRCPR

Além de conhecerem a sede do CRCPR, especialmente o Museu da Contabilidade, os estudantes do primeiro e terceiro ano de Contábeis da Unipar - Francisco Beltrão viram vídeos sobre o CRCPR e história da contabilidade e ouviram o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, o diretor operacional Hugo Catossi e o coordenador da Câmara de Registro Juarez César Carvalho.

Hugo Catossi explanou sobre a estrutura do sistema composto pelo Conselho Federal e os conselhos regionais de contabilidade – autarquias federais – e particularmente sobre o CRCPR, setores, atividades e a missão principal de registrar, fiscalizar e promover o desenvolvimento profissional. Juarez Carvalho falou sobre questões relacionadas ao registro, principalmente sobre o exame de sufiência, agora obrigatório para se exercer a profissão contábil depois da conclusão de curso. Gerson Borges descreveu os objetivos do programa Primeiros Passos que o Conselho está levando a todo o estado, procurando atingir justamente os estudantes com informação e orientação que podem ser decisivas para o seu sucesso profissional.