Estudantes da SPEI participam de palestra sobre a profissão contábil

Na última terça-feira (15), estudantes do curso de Ciências Contábeis das Faculdades SPEI participaram em Curitiba da palestra “Profissional contábil do amanhã: CRCPR de olho em você”, ministrada pelo vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Laudelino Jochem.

O projeto, lançado em abril, busca reforçar a integração com as instituições de ensino com as quais o CRCPR já tem um envolvimento, por meio da Comissão de Professores e Coordenadores de Cursos, mas principalmente alcançar esse segmento que está frequentando aulas, em plena formação, caminhando para o futuro profissional.

“No Paraná hoje há cerca de 15 mil alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis. Estamos preocupados não apenas com a sua formação, mas com a sua iminente entrada no mercado de trabalho. Queremos contribuir para que eles possam ser profissionais que façam a diferença onde quer que atuem, usando sua atividade não apenas como ferramenta de sucesso, mas, sobretudo, como instrumento de desenvolvimento social”, afirma o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que considera este projeto prioritário em sua gestão.

"Nossa profissão é dinâmica e acompanha as constantes mudanças da sociedade. Para se sobressair neste cenário, não basta ser capaz de se adaptar às mudanças, é preciso ser o protagonista delas", disse Laudelino.

A seguir, abordou a evolução da profissão desde a antiguidade, destacando as grandes mudanças culturais e tecnológicas ocorridas no período mais recente, especialmente na última década. “A contabilidade deixou de ser apenas técnica e mecânica e passou a ter um papel estratégico nas empresas, com foco na interpretação e o conhecimento”. Na sequência, abordou as perspectivas de carreira, informando que o curso de Ciências Contábeis é o quarto mais procurado do Brasil e que a carreira é considerada uma das mais promissoras, não apenas no Brasil, mas em termos mundiais. “O bom profissional não pode ter preguiça de ler e de estudar. Especialmente no Brasil, em que as leis e tributos mudam diariamente”, advertiu.

Falou também ainda sobre os projetos do CRCPR voltados para estudantes e acadêmicos, em especial sobre o "Conhecimento Nota 10", mais uma inovação da atual gestão. "Queremos dar oportunidade aos alunos que tiram nota máxima (10) em monografias, artigos, teses, dissertações, etc., para divulgar seus trabalhos nos veículos de comunicação do CRCPR. A ideia é criar uma espécie de vitrine para que editores possam encontrar obras que possam se transformar em livros e para que profissionais, e um ponto de convergência de conhecimentos, à disposição de profissionais, estudantes e professores", explicou Jochem, que se tornou escritor a partir do interesse de uma editora por um de seus trabalhos acadêmicos e hoje já tem 12 livros de contabilidade publicados.

Jonatas Dutra Sallaberry, professor do curso de Ciências Contábeis da SPEI, considerou a palestra instigante: “Traz as novas perspectivas para os alunos que estão se formando, pois eles conseguem agregar qualidade para o exercício da profissão. Além disso, a iniciativa do CRCPR possibilita o aluno conhecer função do Conselho”. Já para coordenadora do curso, Luciane Strano, “trazer o CRCPR para dentro da Faculdade é de extrema importância para estreitar o relacionamento entre o aluno e o Conselho”.

Na avaliação da aluna do 8º período, Maiara Peixoto Machado, palestra trouxe novas perspectivas da profissão. “Também destacou a importância do conhecimento dentro da profissão. O Professor Laudelino soube transmitir de forma brilhante o perfil do atual profissional da contabilidade”, disse. Jaquicimara Viana, também aluna do 8º período, considera que o professor Laudelino transmitiu um conhecimento muito valioso para seu currículo. “Trouxe uma nova perspectiva de vida profissional. Eu estava meio indecisa sobre a Contabilidade, mas hoje tive a certeza que estou na profissão certa”.

“É importante a aproximação do CRCPR com as Universidades”, disse o professor do curso de Contábeis da SPEI, Wlamir Estraiotto Romão Guilhermo. “A convergência do Brasil ás Normas Internacionais de Contabilidade trouxe novos horizontes aos profissionais da área e a palestra mostrou as oportunidades de mercado que tais mudanças estão criando”, finalizou.

Para participar

Todas as instituições que possuem curso de contábeis, no estado, podem participar do projeto "Profissional Contábil do Amanhã – CRCPR de Olho em Você", solicitando a palestra pelo telefone (41)3360-4706 ou 07.

Próximas palestras

>> 22/08/2016 - UFPR – Universidade Federal do Paraná - Curitiba