Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu, em Brasília (DF), o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema CFC/CRCs, com o objetivo de alinhar planejamentos, propostas e metas que serão adotadas pelas entidades que compõem o Sistema CFC/CRCs na gestão que se inicia neste ano. O evento contou com a participação de presidentes, vice-presidentes, conselheiros e diretores do CFC e dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), bem como de organizações parceiras e de autoridades.

Representaram o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no seminário o presidente, Laudelino Jochem; os vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Claudemir Matiusso (Registro), Michel Gulin Melhem (Desenvolvimento Profissional), Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional) e Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno) – e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, além dos conselheiros do CFC eleitos representando o Paraná para o mandato 2022-2025 Aguinaldo Mocelin (efetivo) e Maurício Gilberto Cândido (Suplente).

No dia 7, a programação contemplou  reuniões de Câmaras, do Conselho Diretor e da Comissão de Conduta do CFC. No dia 8, os trabalhos iniciaram com uma palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, moderada pelo presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e seu antecessor, Zulmir Breda. Durante a sua apresentação, realizada no Instituto Serzedello Corrêa, sediado em Brasília (DF), o ministro Augusto Nardes explicou a importância e o histórico do desenvolvimento do projeto de implementação da governança pública no país.

Nas fotos da esquerda para a direita: 1. Público no Seminário, em Brasília; 2. Augusto Nardes, Ministro do TCU; 3. Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC, e Zulmir Breda, antecessor.

A seguir, os novos vice-presidentes do CFC ocuparam a tribuna para apresentar suas áreas e propostas para o biênio 2022-23, a começar pela vice-presidente Técnica, Ana Tércia Lopes Rodrigues. Sucedida por Carlos Henrique do Nascimento (Registro); Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Desenvolvimento Operacional); Carlos Rubens de Oliveira (Administrativo); José Donizete Valentina (Desenvolvimento Profissional); Sandra Maria de Carvalho Campos (Fiscalização, Ética e Disciplina); Manoel Carlos de Oliveira Júnior (Política Institucional); e Vitória Maria da Silva (Controle Interno).

Nas fotos da esquerda para a direita: 1. Conselho Diretor do CFC; 2. Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC.

Na manhã de quarta-feira (9), ocorreu a reunião de presidentes, diretores e do Conselho Consultivo do Sistema CFC/CRCs. O encontro foi iniciado com a participação do presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai, entidade que realiza inúmeros projetos em parceria com o CFC.

Em continuidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, trabalhou algumas pautas com os participantes com a finalidade de atualizar informações e alinhar ações. Por fim, representantes de todos os 27 CRCs apresentaram-se, contaram algumas de suas experiências e falaram de suas expectativas para a gestão. A programação terminou com a cerimônia de posse da nova diretoria do CFC.

Nas fotos da esquerda para a direita: 1. presidente do CRCPR, Laudelino Jochem; 2. Presidentes dos CRCs; 3. Cerimônia de posse da nova diretoria do CFC.

Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.