A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi uma das ganhadoras do Troféu Transparência Anefac 2018 na categoria que reúne empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões. A empresa recebeu, no último dia 18 de outubro, em São Paulo, o Troféu que reconhece a qualidade e aSanepar 1.jpgs boas práticas de governança das empresas na apresentação de seus dados contábeis, valorizando entidades que se esforçam para oferecer ao público informações confiáveis, relevantes e claras sobre os seus negócios. Esta é a quarta vez que a empresa ganha o Troféu, já tendo recebido nos anos de 2002, 2003 e 2004.

Na cerimônia, a Sanepar também recebeu pela primeira vez o Troféu Destaque de Melhor Demonstração Contábil da categoria. Segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores, Paulo Battiston, a Sanepar procurou tornar agradável a leitura dos relatórios contábeis. "Transparência é uma bandeira da sociedade e contribui de forma significativa para o crescimento das empresas”, disse. O gerente contábil da Sanepar, Ozires Kloster, comentou: "As boas práticas contábeis permitem que o administrador tome decisões mais assertivas, com base em informações confiáveis. Além disso, as empresas com níveis mais altos de governança e com boas práticas contábeis têm maior valorização das ações negociadas no mercado financeiro”.

Troféu Transparência Anefac

Para estar entre as vencedoras do Trófeu Transparência, as empresas precisam atender a critérios técnicos, como: qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas; transparência das informações prestadas; clareza do Relatório da Administração e sua consistência com as informações divulgadas; aderência integral às Normas Contábeis; não apresentar modificações (ressalvas) no relatório dos auditores independentes; apresentação da divulgação quanto a layout, legibilidade, concisão, clareza e também a divulgação de aspectos relevantes, mesmo que não exigidos legalmente, mas importantes para o negócio como: Ebitda, valor econômico agregado, balanço social e ambiental, etc.

sanepar 2.JPGO julgamento do prêmio é feito por alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). As demonstrações financeiras utilizadas para avaliação são aquelas publicadas referentes ao ano anterior, conforme legislação.

O prêmio, criado há 22 anos, é uma iniciativa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em parceria com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Serasa Experian. A estatal Companhia Paranaense de Energia (Copel) também foi uma das homenageadas na cerimônia de entrega do prêmio.

SANEPAR

Fundada na década de 1960, e hoje uma das maiores empresas em operação no Estado, a Sanepar é uma sociedade de economia mista e desanepar.JPG capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná, e tem mais de 7 mil empregados. A Companhia é responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 345 cidades paranaenses e a Porto União (em Santa Catarina), além de 293 localidades de menor porte.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná