Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Estão de volta as oficinas do Programa Jovens Promissores







imagem






Resultado da parceria entre o CRCPR e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), encontros oferecem noções básicas sobre finanças pessoais e organização e planejamento financeiro a jovens abrigados em casas lares de Curitiba.

Após a formatura da primeira turma do Programa Jovens Promissores, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) retomaram, na tarde de 23 de março, a realização de novas oficinas para 2018. O encontro reuniu 24 jovens acolhidos por casas lares de Curitiba e região metropolitana que estão prestes a completar 18 anos – idade em que são obrigados a deixar as instituições e sobreviver por conta própria e necessitam de orientações básicas sobre finanças pessoais, já que nas casas lares, praticamente a totalidade do orçamento doméstivo é adminsitrada pelos pais sociais.









imagem
A partir da esquerda, Francisco Savi, Márcia Savi e Jéssica Dallagrana, coordenador e membros da Comissão Paranaense do PVCC.






O coordenador da Comissão Paranaense do Programa de Vountariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi, apresentou aos jovens o objetivo o programa, desenvolvido em pareceria com o TJ-PR, que é prepará-los na administração das próprias finanças ainda na adolescência, a fim de que tenham equilíbrio financeiro ao saírem das casas de acolhimento, quando atingirem a maioridade.

Após a introdução de Savi, a conselheira suplente Jéssica Dallagrana, que também é advogada e membro da Comissão do PVCC, assumiu a palavra e contou um pouco da própria trajetória aos jovens. "Quando comecei a ganhar dinheiro com estágio, tive muitas dificuldades para administrar o pouco que ganhava. Acabei me atrapalhando com as finanças e foi muito complicado retomar o equilíbrio. O que pretendemos ensinar a vocês hoje é como superar as armadilhas que fazem a gente gastar mais do que recebe", explicou a voluntária.

Jéssica conversou com os adolescentes sobre cálculos financeiros básicos, deu exemplos práticos de economia e ouviu dos jovens relatos de como eles têm se relacionado com a própria renda. A tarde foi de aconselhamentos, esclarecimento de dúvidas. Também auxiliaram na exposição a voluntária Márcia Savi e a representante do TJ-PR, Viviane Junkert.