Esposa de contabilista necessita de sangue para transplante de medula óssea no HC –Curitiba

Portadora de leucemia, Mônica Martins Pelisson Marques, esposa de Marcos Wanderley Marques, ex-diretor do Sindicato dos Contabilistas de Londrina- Sincolon, acaba de se internar no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná para realizar, no próximo dia 19, um transplante de medula óssea. O procedimento, segundo os médicos, envolve transfusão e precisará de doações. Marcos faz um apelo aos colegas contabilistas da capital que possam doar sangue e plaqueta. Serão necessárias pelo menos cem coletas de sangue e dez de plaqueta.

Na realidade – explica Marcos -, o HC vai utilizar material do seu estoque. As doações são para reposição, podendo, portanto, ser sangue de qualquer tipo. O horário de coleta é das 7h30 às 13h; aos sábados, das 7h às 18h; podendo ser agendada para o período da tarde pelo f. 3360-1875. Indicar na ocasião o número do prontuário da paciente: 222.980.05.

Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos. Não podem fazê-lo pessoas com antecedentes de hepatite B e C, doença cardíaca, Acidente Vascular Cerebral, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e ou doença infecciosa ativa. Confira abaixo todos os critérios.

O processo é simples. O voluntário deve se apresentar com um documento de identificação com foto e preencher um cadastro, respondendo um questionário sobre seu estado de saúde e em seguida passando por um teste de anemia e pressão arterial. Não tendo problemas, a coleta é feita em cerca de 15 minutos. Só a de medula é mais demorada. Voluntários devem dispor de aproximadamente duas horas. Neste caso, porém, serão necessárias apenas dez coletas.

O Banco de Sangue do HC fica na Rua Agostinho de Leão Jr, 108, esquina com General Carneiro (prédio central do HC). Informações pelo f. pelo f. 3360-1875.

HORÁRIOS PARA DOAÇÃO:

Sangue:
De segunda à sexta feira
das 07:30 às 13:00 horas (apenas pela manhã)
Sábados: das 7:00 às 18:00 horas

Plaquetas (apenas à tarde):
De segunda a sexta feira das 13:00 às 18:00 horas