.
COMISSÃO CRCPR SIMPLIFICA
A Comissão CRCPR Simplifica promove o episódio da Escola Técnica CRCPR “A Contabilidade e a Fiscalização Aplicadas ao Setor Público e ao Trabalho do Vereador” no dia 1º de outubro, às 9h, com transmissão pela TV CRCPR. O evento aborda a aplicação da contabilidade e dos instrumentos legais na fiscalização do setor público, destacando bases legais, rotinas práticas, objetivos e benefícios da fiscalização, além de reforçar a importância da gestão ética, transparente e eficiente dos recursos públicos.
O encontro é ministrado por Indiara Barbosa, integrante da Comissão CRCPR Simplifica, conselheira suplente do CRCPR e vereadora em Curitiba, que compartilha sua experiência legislativa e profissional em auditoria e gestão pública.
COMISSÃO CRCPR MULHER
No dia 10 de outubro, às 9h, a Comissão CRCPR Mulher promove o evento “Violência de Gênero e Combate ao Feminicídio: Um olhar de atenção nos ambientes de trabalho”, com transmissão pela TV CRCPR. O encontro, em formato online e gratuito, terá carga horária de 1h30 e será um espaço de reflexão e conscientização sobre o papel das organizações na construção de ambientes mais seguros, inclusivos e igualitários.
COMISSÃO CRCPR ENSINO
No dia 17 de outubro, a Comissão realiza o evento “Fórum de Coordenadores e Professores 2025”, na TV CRCPR, a partir das 9h. O encontro contará com palestras de especialistas que explorarão temas essenciais para a educação contábil atual, como saúde mental no ambiente acadêmico, neurociência na escolha profissional e os impactos das mudanças no ensino a distância e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Participe!
COMISSÃO CRCPR CONTÁBIL, FISCAL E TRIBUTÁRIO
No dia 31 de outubro, às 9h, a Comissão CRCPR Contábil, Fiscal e Tributário promove, em parceria com o Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDTPR), o evento “As Presunções Legais no Âmbito da Reforma Tributária e o Papel da Contabilidade”, transmitido pela TV CRCPR.
O encontro pretende aprofundar a análise dos artigos 335 a 341 da LC* 214/2025, que tratam das regras de presunções legais, evasão e sonegação fiscal, do planejamento tributário e do regime especial de fiscalização (REF), além de debater os reflexos desses dispositivos no âmbito contábil e jurídico.
*LC - Lei complementar
COMISSÃO CRCPR CONTADOR PÚBLICO
A Comissão CRCPR Contador Público promove, entre os dias 12 e 14 de novembro, no Auditório do CRCPR em Curitiba, o 9º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, que tem como tema “A Contabilidade Pública em Evolução, Inovação, Tecnologia e Humanização”. O encontro reúne especialistas e profissionais para debater tendências e desafios da gestão pública, com foco em eficiência, transparência e qualidade nos serviços prestados à sociedade.
A programação conta com nomes como João Marcos Scaramelli, Ivens Linhares, Dalmo Palmeira, Alexandre Di Pietra, Vagner Alves Arantes, Maristela Prado e Diego Messias, que abordarão assuntos como competências do contador do futuro, emendas parlamentares, diversidade, saúde emocional e análise de dados no setor público.
Na última quarta-feira, (24), a Comissão CRCPR Contador Público realizou reunião referente às tratativas para o Fórum, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, no auditório da sede do CRCPR, em Curitiba.
O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes da programação e da organização do evento. Participaram os membros da Comissão: Décio Galdino, Henrique Portulhak, Claudinei Nogueira, Tiago de Moura, Marcio Assumpção, Idimara Schlindvein, Barbara Klein e o funcionário de apoio do CRCPR, Valdair de Souza.
Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.