Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DE GOVERNANÇA, RISCOS, COMPLIANCE E LGPD

Participantes da reunião, da esquerda para a direita. Em pé: Adriana Magalhães (Comunicação), Rogers Neves (TI), Martin Neufeld (Jurídico), Rafael Amaral (Controle Interno), Everson Breda Carlin (VP de Administração e Finanças), Jeruza Moura Burges (Governança), Dirceu Zonatto (Desenvolvimento Profissional) e Maurício Ostrowski Júnior (Gerência Operacional). Sentados: Celita Paltanin (Atendimento/Registro), Elizandra Carvalho (Secretaria), Fabrizio Guimarães (Fiscalização), Valdair de Souza (Contabilidade, Finanças e RH) e Wanderlúcio Leite (Jurídico).


Na manhã desta terça-feira (22), a Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou sua última reunião do ano, durante a qual foi discutida a atualização da planilha de gestão de riscos de cada área. Além disso, a coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges, falou sobre o atual estágio de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito do CRCPR, em que os fornecedores com contrato firmado estão sendo notificados e convidados a responder um questionário sobre o atual estágio de implementação da lei em suas empresas. Também foram discutidos aspectos práticos sobre a exigência da aderência dos fornecedores a essa legislação. A reunião foi conduzida pelo coordenador da comissão, o conselheiro Everson Breda Carlin, vice-presidente de Administração e Finanças. Ficou acertado ainda que, a partir da próxima reunião, a atualização das planilhas de gestão de riscos das áreas será feita durante o encontro, para que todos os integrantes possam conhecer mais a fundo os riscos listados em cada setor e dar contribuições sobre como administrá-los, além de identificar pontos em comum que podem ser abordados em conjunto, para um resultado mais efetivo.


COMISSÃO DE PERITO CONTÁBEIS

A Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR transmite, ao vivo na TV CRCPR, no dia 25, das 14 às 16 horas, a Mesa Redonda de Perícia Contábil. O evento abordará o tema "Declarações de Ajuste Anual (PF) e a Retenção na Malha Fiscal (RFB) sobre os Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)". A discussão esclarecerá o correto preenchimento da declaração de ajuste anual de pessoas físicas que recebem valores de ações trabalhistas, a fim de mitigar retenções indevidas e, no caso de ocorrência do tipo, quais os procedimentos adequados a serem adotados pelo contribuinte e pelo contador para requerer a restituição.

Participarão da mesa redonda alguns integrantes da Comissão responsável pelo evento, sendo eles: o contador e perito da Justiça Federal do Trabalho da 9ª Região em Curitiba, João Matias Loch, especialista em Controladoria, mestre em Tecnologia, professor e sócio de escritório de contabilidade e perícias; a perita judicial há mais de 20 anos, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke, MBA em Legislação & Auditoria Trabalhista e Previdenciária, além de sócia de escritório da Contabilidade; e a perita assistente contábil Fernanda Castro Voltolini, que é sócia administradora de empresa de consultoria.


COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA CONTÁBIL

Dia 16 de dezembro, às 10 horas, a Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil transmitirá, na TV CRCPR, a live "Cibersegurança - Conceitos e abordagens para auditores". O evento valerá até um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e tem inscrições gratuitas no site do CRCPR. O auditor e especialista em cibersegurança, Gilberto Cotecchia Porto, ministrará a palestra, em que explora casos práticos e faz importantes alertas, abordando os avanços, as funcionalidades e as vulnerabilidades da transformação tecnológica, além de apresentar as características das ameaças cibernéticas, os principais gatilhos dos atacantes, as ferramentas de governança e medidas de prevenção, contenção e repostas a incidentes. Cotecchia também dá exemplos de procedimentos de auditoria a serem executados no ambiente corporativo frente a ameaças. Para se inscrever, clique aqui!




COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

No dia 18 de novembro, às 15h, a Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários transmitiu, na TV CRCPR, live sobre "Princípio da Seletividade Tributária X Essencialidade". Para assistir à gravação, clique aqui! "Este tema está bem em voga e vem sendo bem debatido, principalmente pela redução da alíquota do ICMS dos combustíveis e da energia elétrica", explicou o contador, professor e coordenador da comissão, João Eloi Olenike (currículo). A live contou também com a participação dos membros integrantes da Comissão, o advogado e mestre em Direito Empresarial, José Julberto Meira Junior (currículo) e o professor e membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Luiz Carlos de Souza (currículo). O conselheiro do CRCPR Alberto Barbosa também participou, realizando a abertura da fala. O objetivo da Comissão foi esclarecer mudanças tributárias pertinentes à classe contábil, além de falar sobre a importância da seletividade e sua aplicação prática em nosso país. Durante o evento, os participantes convidados dissertaram sobre os princípios de Seletividade, Essencialidade, Direitos Sociais Constitucionais e a Tributação dos itens envolvidos. 


No dia 22 de novembro, às 9h, foi realizada, de forma virtual, a 8ª reunião mensal da Comissão. O calendário de atividades para o ano de 2023 e as próximas ações e eventos que serão realizados pela Comissão foram os principais assuntos do encontro, que contou com a participação do coordenador, João Eloi Olenike, e dos membros integrantes, Dermival Oliveira Alves, Angelita Roza, Elaine Cristina Azevedo, Édipo Alonso De Oliveira Moreira, Guido Poffo, Luiz Carlos De Souza, José Julberto Meira Junior, Valdir Marques Di Freitas e o funcionário de apoio do CRCPR, Carlos Alberto Jungles de Camargo.




COMISSÃO DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO PROF. CONTÁBIL PARANAENSE

A Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense realiza, no dia 29 de novembro, às 9 horas, o videocast "Transformação Digital na Contabilidade e suas Oportunidades", que será transmitido gratuitamente ao vivo na TV CRCPR.

Para inscrever-se, acesse a Agenda de Cursos e Palestras no site do CRCPR.

O coordenador da comissão, Danilo Alves Grani, e a integrante Daniella Novak conversam sobre o projeto nômade digital da contadora, encerrado em setembro de 2022. Daniella passou 15 meses viajando e visitou mais de 40 cidades, de 17 países, em todos os cinco continentes, enquanto trabalhava de forma remota como contadora e empreendedora, gerindo 17 colaboradores em sua organização contábil e atuando como CEO do Confi, start-up que foi lançada em 2021. Novak falará sobre ferramentas que possibilitaram que seu trabalho pudesse ser feito de maneira 100% remota e contará como conseguiu transformar seu escritório para modelo de home office e sistema flexível de trabalho.


CRCPR JOVEM

Nesta semana, no dia 23, às 19:30h, a Comissão CRCPR Jovem realiza o 7º Seminário Jovens Lideranças Contábeis, na sede do CRCPR, em Curitiba. O tema dessa edição é "Hiperautomação Contábil, Criptomedas, Metaverso e Novas Tecnologias voltadas à Contabilidade", com palestras realizadas pelo professor e consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro (currículo) e pela sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG no Brasil, Thammy Marcato (currículo), que palestrou também no 5º ENJLC, onde falou sobre o impacto do metaverso na sociedade e na contabilidade.




COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA COONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

A Comissão reuniu-se no dia 25, em sessão virtual, na qual se discutiu o próximo evento presencial, planejado para março de 2023, sobre a temática "Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA)". Além disto, os integrantes conversaram sobre as prestações de contas finais referentes ao primeiro e ao segundo turno de partidos políticos, inclusive nos casos de ausência de movimentação financeira.  Participaram o coordenador Décio Vicente Galdino Cardin e os integrantes Denilson Pasin, Sérgio Roberto Bebber e a funcionária de apoio do CRCPR, Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia. 




COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A Comissão realizou sua reunião periódica, por videoconferência, no dia 22, para discussão do planejamento do próximo ano, definição de eventos a serem realizados em maio e setembro, e de uma campanha de conscientização em redes sociais sobre a importância e vantagens de se contratar um contador ou técnico em contabilidade para fazer o imposto de renda pessoa física. A reunião foi conduzida pela coordenador Elisete Ferreira de Carvalho e compareceram os membros Carolina Araújo dos Santos Feijó, Carlos Schefer, Diego Maurício Paim Bottcher, Rafaela Neves Cargnin e Roseli de Souza Ruiz. 



A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta semana do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “Educação Financeira”. Para acompanhar, ouça aqui a rádio

COMISSÃO PERMAMENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTO

No dia 18, a Comissão reuniu-se para apresentar as ações realizadas no primeiro semestre deste ano, destacando que foi encaminhado ao Arquivo Geral, no dia 15 de junho, o 1º Termo de Eliminação de Documentos, com a eliminação de 19.050 metros lineares de documentos, relacionados ao período de 1964 a 2014. A empresa contratada, BRAPARAS - Soluções em Papéis, Plásticos e Resíduos Industriais, emitiu um Certificado de Destinação de Resíduos e uma Declaração de Descaracterização, informando que foram eliminados 7.590kg de documentos. Além disso, a coordenadora da Comissão, Marla Cristina Vasconcellos Moraes, informou que o Arquivo de Documentação do CRCPR foi organizado para atender às necessidades de todos os setores e já está disponível para receber os documentos de guarda permanente. Também estiveram presentes os integrantes Elizandra Carvalho, Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia, Sara Emmanuelle Martins Scarpetta, Mairê Aparecida Dahlem, Manoel Marcelino Amaral, Nadja Nayra Baptista Andreacci e Rogers Neves.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.