COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO

No dia 25, o coordenador da Comissão, Francisco Savi, ministrou palestra sobre Imposto de Renda e doações do IR devido, em parceria com o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Leudemir Dias dos Santos. A palestra fez parte de uma ação promovida pelo curso de Ciências Contábeis da instituição, onde no mesmo dia, foram realizados atendimentos tanto à comunidade interna quanto externa  para esclarecer as regras e critérios para quem precisa declarar o tributo.

Da esq. para a dir.: Francisco Savi e Leudemir Dias dos Santos.
Auditório Bento Munhoz da PUCPR, lotado para a palestra.

COMISSÃO PERMANENTE DE TRANSPARÊNCIA

No dia 24, a Comissão Permanente de Transparência reuniu-se de forma virtual para discutir as alterações e inclusões, realizadas no Portal da Transparência do CRCPR, após a última reunião da comissão, a exemplo da Prestação de Contas de 2022. A fiscalização que o Tribunal de Contas da União (TCU) fará junto aos Conselhos de Fiscalização Profissional para avaliar quesitos relacionados à transparência, também foi discutida durante a reunião. Participaram, a conselheira e coordenadora da comissão, Eunice Maria Cavali Duarte e os funcionários do CRCPR, Alisson Bobato Dalsanto, Ana Paula Ambiel Gaigner, Celita Zaidovicz Paltanin, Elizandra Carvalho, Jeruza Fernandes Moura Burges, Martin Neufeld, Maurício Ostrowski Junior, Rafael Marcos Amaral, Sara Emmanuelle Martins Scarpetta, Valdair de Souza e Wanderlucio dos Santos Leite.

COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS

A comissão de Peritos do CRCPR, realizou na manhã de 14 de abril, o 2º encontro do Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil, realizado por videoconferência. Dando continuidade ao tema debatido no encontro anterior, foram explicitados assuntos relacionados a "Aplicabilidade da ADC 58 em condenações de Danos Morais em face da Sumula 439 do Tribunal Superior do Trabalho - TST”, abordado pela integrante da comissão, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke.

O grupo de trabalho está organizando o VII Seminário de Perícia Contábil do CRCPR, que está programado para acontecer nos dias 15 e 16 de junho e terá a divulgação e inscrições iniciadas em breve. Os temas estão sendo definidos pela comissão de trabalho.

COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

A comissão já iniciou a divulgação de nova live que acontecerá no dia 12 de maio, às 15 horas, sobre as implicações contábeis e tributárias em operações realizadas no Metaverso. Para aqueles que estiverem previamente inscritos e confirmaram presença por meio do link disponibilizado no chat ao longo da transmissão, a participação valerá 1,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  O mediador será o vice-presidente de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso. E os palestrantes serão a doutoranda pela Universidade Católica de Lisboa, Dayana Carvalho Uhdre (currículo); o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Carlos de Souza (currículo); e o advogado mestre em Direito Empresarial e pós-Graduado em Direito Tributário, José Julberto Meira Júnior (currículo). Para inscrever-se, clique aqui!

COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

A Comissão está se preparando para o evento "Prestação de Contas Partidárias", que será realizado por meio de live, na TV CRCPR, das 09h às 16h, no dia 2 de junho. Durante o evento, serão apresentados atualizações, procedimentos, etapas e resolução dos problemas que envolvem a prestação de contas dos partidos políticos. A participação valerá 6 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC, mediante inscrição prévia e confirmação de presença por meio do link disponibilizado no chat ao longo da transmissão.

Os palestrantes do evento serão: Décio Vicente Galdino Cardin (coordenador do grupo de trabalho do CRCPR e membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade - CFC), Sérgio Beeber (integrante da Comissão e bacharel em Ciências Contábeis pela Funesp - Fundação de Ensino Superior de Pato Branco), Denilson Pasin (integrante da Comissão e bacharel em Ciências Contábeis pela UFPR), Jessica Harumi (conselheira do CRCPR e integrante da Comissão), Paulo Sérgio Esteves (pós graduado em Direito e Processo Eleitoral e coordenador de Contas Eleitorais e Informações Partidárias), Maurício Vitor Leone de Souza (Advogado na área de direito eleitoral há 20 anos, com atuação em assessoria jurídica partidária e campanhas políticas) e Elson Amorim Simões (expert em Contabilidade Partidária e Eleitoral e membro da Comissão Nacional de Estudos da Contabilidade Eleitoral do CFC).

As inscrições são gratuitas. Clique aqui para inscrever-se.

CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.