COMISSÃO DO TERCEIRO SETOR

Na manhã desta quarta-feira (12), a Comissão do Terceiro Setor reuniu-se de forma virtual para analisar e formalizar sugestões relacionadas a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002. As sugestões serão encaminhadas ao presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e posteriormente enviadas para o grupo de estudos de revisão da ITG 2002, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Participaram da reunião, o coordenador, Nelson Zafra, e os membros integrantes Anabel Batim Macan Nunes, Fernando Luis Mazur, Nelson Ribeiro Machado, Sandro Gabriel da Silva Kaiber, Sirlene Siqueira Alves, William Fischer da Silva Junior e a funcionária de apoio do CRCPR, Victória Rossini Andreiu.

COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

No dia 4 de abril, a Comissão Especial de Valorização Profissional do CRCPR reuniu-se em formato virtual para alinhar seus próximos passos. Durante o encontro foram definidas novas áreas de atuação do grupo de trabalho, a criação de materiais de divulgação com enfoque na valorização do profissional da contabilidade e a produção de um podcast com o mesmo objetivo. Participaram da reunião, a coordenadora, Elisete Ferreira de Carvalho, e os integrantes, Diego Maurício Paim Bottcher, Carolina Araujo Dos Santos Feijó, Jefferson Marquezan, Rafaela Neves Cargnin, Roseli De Souza Ruiz e a funcionária de apoio do CRCPR, Ana Paula Ambiel Gaigner.

Nesta quarta-feira (12), a coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira, esteve presente na programação da Rádio Paraná Educativa AM 630. O tema desta semana foi “Não há como esconder: veja como a Receita Federal já sabe sobre você!”. Elisete realiza participações semanais na programação da rádio paranaense, sempre às quartas-feiras, 11 horas,  no programa Uiliam Barbosa.

COMISSÃO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO PROFISSIONAL

No dia 10 de março, o coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e membro da Comissão da Diversidade e Inclusão do CRCPR, Fabian Algarte, participou de uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), durante Homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro). A escolha da data decorre de um ato nacional realizado no dia 29 de janeiro de 2004, em Brasília, para o lançamento da campanha "Travesti e Respeito", o qual se tornou um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta pelos direitos da comunidade trans. Foi nessa ocasião que se instituiu o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Essa é a primeira vez que a Câmara realiza tal ato.

Para assistir a participação de Fabian Algarte durante a Sessão Solene na Câmara dos Deputados, clique aqui ou no vídeo abaixo:

A Comissão liderará o evento "Construção de um diálogo coletivo", que reunirá as comissões de diversidade de Conselhos Regionais de vários estados. O encontro acontecerá em formato online, no dia 27 de abril, das 9h às 12h.  Em breve mais informações.

COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO

Na tarde de segunda-feira (10), o coordenador da Comissão, Francisco Savi, participou de uma reunião em formato virtual com representantes do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil). Na ocasião, participaram a coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios e Comunicação da instituição, Marcia Cristina Almeida, e o professor e coordenador nos cursos de gestão da graduação e especialização EaD, Bruno Eduardo Garcia. Durante a reunião foi debatida a possibilidade de auxílio e treinamento por parte dos membros do grupo de trabalho do CRCPR, para que estudantes da instituição de ensino atuem como voluntários.

COMISSÃO DE ASSUNTOS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS

A comissão já iniciou a divulgação de nova live que acontecerá no dia 12 de maio, às 15 horas, sobre as implicações contábeis e tributárias em operações realizadas no Metaverso. Para aqueles que estiverem previamente inscritos e confirmaram presença por meio do link disponibilizado no chat ao longo da transmissão, a participação valerá 1,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  O mediador será o vice-presidente de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso. E os palestrantes serão a doutoranda pela Universidade Católica de Lisboa, Dayana Carvalho Uhdre (currículo); o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Carlos de Souza (currículo); e o advogado mestre em Direito Empresarial e pós-Graduado em Direito Tributário, José Julberto Meira Júnior (currículo). Para inscrever-se, clique aqui!

COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS

O grupo de trabalho está organizando o VII Seminário de Perícia Contábil do CRCPR, que está programado para acontecer nos dias 15 e 16 de junho e terá a divulgação e inscrições iniciadas em breve. Os temas estão sendo definidos pela comissão de trabalho.

CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.