Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DE GOVERNANÇA, RISCOS E COMPLIANCE

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Governança, Riscos e Compliance do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Administração e Finanças, Roberto Figueiredo, para aprovar a atualização da Carta de Serviços ao Usuário e validar as ações de divulgação do Plano de Integridade  e de aspectos importantes do Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs. A nova versão da Carta incorpora novidades como o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica Eletrônico (TTRT-e) e novos canais de comunicação da entidade, como o Podcast CRCPR, mas a principal novidade é a navegação interativa, possibilitando que o usuário vá direto ao serviço de seu interesse, sem precisar rolar as páginas do documento. Além de Figueiredo, participaram da reunião o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, o gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, a gerente de Registro Celita Paltanin, o gerente de Desenvolvimento Profissional Dirceu Zonatto, os coordenadores de Contabilidade, Finanças e RH, Valdair de Souza, Compras e Licitações, Alisson Bobato, e Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges, a secretária da Presidência Elizandra Carvalho e a jornalista Adriana Magalhães.





COMISSÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL DA ÁREA COOPERATIVISTA

No dia 23 de julho, aconteceu a última transmissão do Ciclo de Lives da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR em parceria com a KPMG. O tema da live que encerrou o ciclo foi "Hedge, Hedge Natural e Hedge Accounting". No mês de julho, em quatro tardes de sextas-feiras, foram realizadas transmissões ao vivo gratuitamente pela TV CRCPR, onde Já estão disponíveis todas as gravações dos eventos. Para quem perdeu ou quer rever, confira abaixo:

  • Live de 2/7 - "Classificação, Mensuração, Reconhecimento Inicial e Subsequente de Instrumentos Financeiros" - Clique aqui!
  • Live de 9/7 - "Riscos Financeiros e Operacionais x Estratégias de Edge" - Clique aqui!
  • Live de 16/7 - " Operações a termo com cooperados e terceiros e operações de barter" – Clique aqui!
  • Live de 23/7 - "Hedge, Hedge Natural e Hedge Accounting" - Clique aqui!

COMISSÃO DA MULHER CONTABILISTA 

No dia 21/7 ocorreu reunião extraordinária da Comissão da Mulher para organizar as ações relacionadas ao “Outubro Rosa 2021”. Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora da comissão e vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Denise Maria de Oliveira, e as demais integrantes da comissão: Ana Claudia Serrato Kruger, Gisele Machiosli, Simone Glaci Ramos, Rosemeri Petzold, Cacia Teixeira, Juliana Bertol Guedes e Ormelia Silva. 

COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE AUDITÓRIA CONTÁBIL

Nos dias 14 e 21 de julho, a Comissão dos Profissionais de Auditoria reuniu-se com palestrantes do “Fórum do Auditor edição 2021”, que será realizado no dia 30 de setembro, para alinhar temas e formatos de apresentação. Participaram dos encontros os membros da comissão, conselheiro Everson Breda Carlin (coordenador), Edson Rodrigues da Costa, Sérgio Augusto Porciúncula e Wesley Figueira; e os palestrantes Maurício de Paula Soares Guimarães, Ivan Hasse, Juliana Joppert Lopes e Leonardo Sperbe de Paola.

O tradicional evento anual acontece pela segunda vez no modo virtual e será transmitido gratuitamente pela TV CRCPR. A participação valerá oito pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC – CFC) para os participantes que estiverem inscritos previamente.  



COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL 

No dia 21, a Comissão Especial de Valorização Profissional realizou sua reunião mensal, sob o comando da coordenadora do grupo, conselheira Elisete Ferreira de Carvalho. Foram discutidas as próximas ações da comissão, entre as quais a gravação de uma série de vídeos, a realização de lives e a campanha do Dia do Contador. Participaram da reunião os integrantes Fábio Cordeiro, Jefferson Marquezan, Juliana Bertol Guedes, Ricardo Assolari e Rosângela Bueno de Godoi. 


COMISSÃO PERMANENTE DE TRANSPARÊNCIA 

Na última segunda (26), a Comissão Permanente de Transparência se reuniu para discutir a atualização do Portal da Transparência do CRCPR. Na ocasião estiveram presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Regional e coordenador da comissão, Antonio Moacir Pozzobon, e os demais funcionários e integrantes: Alisson Bobato Dalsanto (Compras e Licitações), Celita Zaidovicz Paltanin (Registro), Elizandra Carvalho (Secretaria da Presidência), Gustavo Elias Muenz (Desenvolvimento Profissional), Jeruza Fernandes Moura Burges (Governança, Riscos, Compliance e Qualidade), Martin Neufeld (Jurídico), Maurício Ostrowski Junior (Gerência Operacional), Rafael Marcos Amaral (Fiscalização) e Valdair de Souza (Contabilidade, Finanças e RH).


COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS 

No dia 27, terça-feira, a Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários reuniu-se para discutir temas relacionados a incentivos fiscais, ICMS, projetos de lei em andamento e estudos para o plano de trabalho para 2022. 


COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS  

A Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR realizou, no dia 9 de julho, das 8h30 às 10h30, o 4º encontro do Grupo de Estudos de Perícia Contábil. O assunto desta edição foi  “Tabela de Honorários Periciais e Tabela Resolução CNJ 232”, abordado pelo coordenador da comissão, e também do Grupo de Estudos,  contador Renê Miguel Reque Filho.




AGENDA

  • 06/08 - Grupo de Estudos da Comissão de Peritos do CRCPR
  • 14/08 - Reunião da Comissão de Peritos do CRCPR  
  • 18/08 - Reunião da Comissão Especial de Valorização Profissional do CRCPR
  • 19/08 - Reunião da Comissão do Contador Público
  • 20/08 - Reunião da Comissão Contábil da Área Cooperativista  
  • 23/08 - Reunião da Comissão Permanente de Transparência
  • 28/08 - Live PVCC


CONTATO

Quer participar das comissões de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com o coordenador das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.