eSocial incorporou colaborações e críticas de usuários, diz palestrante

“Se você é daqueles que baixou a primeira versão do manual do eSocial, pode jogar fora”, disse o sustentador do eSocial na Superintendência da 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Marcos Antônio Salustiano da Silva, no início da palestra que ele ministrou para o auditório lotado e os cerca de 800 links conectados em todo o Paraná na manhã de quarta-feira, 15 de maio, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em Curitiba. O motivo para tal afirmação é que, segundo ele, ao longo dos testes e implementações que foram ocorrendo desde o lançamento da ferramenta, os desenvolvedores foram realizando inúmeras melhorias e incorporando as críticas e sugestões dos usuários, especialmente dos profissionais da contabilidade.

A partir de julho deste ano, o eSocial passa a ser obrigatório para todas as empresas e promoverá mudanças profundas nas relações de trabalho e na rotina dos profissionais responsáveis pela alimentação do sistema com todo tipo de informação sobre os trabalhadores de empresas privadas, públicas e entidades atuantes em todos os ramos da economia.

“Vai ser uma mudança parecida com o que aconteceu com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Vocês lembram quanto espaço era necessário para guardar todo aquele volume de notas que uma empresa produzia diariamente? E o trabalho que dava para fazer o lançamento manual de todas as notas? Com o eSocial, o profissional da contabilidade, do RH e o empresário vão poder gerir os processos em tempo real, seja a partir de um computador ou até mesmo da tela de um celular”, explicou.

A palestra foi gravada em vídeo e em breve estará disponível no canal Temas Contábeis em Debate, para quem perdeu ou para quem quiser rever o conteúdo apresentado.