Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A gravação da live realizada pela FIEP, FIESC e FIERGS, com palestra ministrada por Vicente Sevilha, segue disponível no YouTube

Desde o início da implantação do eSocial, em 2018,  inúmeras atualizações nas regras e no cronograma já ocorreram. Segundo uma das etapas, a partir de janeiro de 2022, empresas de todos os portes estão obrigadas a enviar ao governo federal dados de seus colaboradores relativos à saúde e à segurança no trabalho (SST). Apesar de ser assunto constante na pauta dos empresários e profissionais da contabilidade, poucos estão realmente preparados para colocar essa medida em prática. 

Para esclarecer dúvidas dos profissionais de contabilidade e de recursos humanos sobre o tema, o Sistema Fiep, em parceria com as Federações das Indústrias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, promoveu, em 14 de janeiro, às 11 horas, a live eSocial – Eventos de Saúde e Segurança do Trabalho, com Vicente Sevilha Junior, CEO da Sevilha Contabilidade, e mediação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem. 

A live foi transmitida pelo Canal da Indústria (YouTube) e contou com centenas de participantes simultâneos. Segundo Sevilha, a obrigatoriedade dos envios traz desafios, mas também oportunidades. “A transmissão dos dados trará maior clareza sobre as deficiências em SST que muitas empresas possam ter, o que demandará maior preparo de todos. Ao mesmo tempo, essas exigências são uma oportunidade de as companhias cuidarem mais da saúde e da segurança de suas equipes”, explica. 

"Hoje cerca de 65% dos escritórios de contabilidade no Brasil, são de porte pequeno. Mas independente do porte, nós, contadores, somos cada vez mais consultados, por muitos assuntos. Como presidente do CRCPR, frequentemente recebo comentários que demonstram que, para muitos, isso se tornou um problema. Veja essa questão do eSocial: os aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho não são prerrogativas do contador, mas como o Vicente já deixou claro durante a palestra, nós não podemos simplesmente fazer uma circular para os nossos clientes nos eximindo da responsabilidade, comentou Jochem, ao final da explanação do palestrante". 

Durante a transmissão, Sevilha falou sobre a composição geral do eSocial, eventos ligados à saúde e à segurança do trabalhador, informações que devem ser transmitidas por meio do sistema, o papel do contador nesse contexto, entre outros assuntos que devem ser bem compreendidos pelos participantes. 

Sobre o palestrante 

Vicente Sevilha Jr é bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, e em Negócios de Alto Crescimento pela Babson College, além de mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute e empresário, fundador da Sevilha Contabilidade e da Sevilha Franquias.

A gravação está disponível no Canal da Indústria. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.