A sustentabilidade é tema central na agenda global das empresas, tanto públicas quanto privadas, que para se manterem competitivas a longo prazo, precisam de profissionais atualizados e conscientes sobre o assunto. Um dos principais aspectos de atenção no contexto corporativo é a criação de um ambiente que promova a sustentabilidade de maneira eficaz, fornecendo informações de alta qualidade, consistentes e comparáveis, o que permite que formuladores de políticas públicas e investidores tomem decisões baseadas em dados concretos nessa área. Dessa forma, a crescente importância do tema ESG (Environmental, Social and Governance) traz grandes oportunidades para os profissionais da contabilidade, que desempenham um papel fundamental garantindo a confiabilidade das informações e demonstrando a operação de práticas sustentáveis.
“Temos uma grande preocupação em fomentar a cultura da sustentabilidade e governança entre os profissionais e empresas de contabilidade do Paraná, além de prepará-los para lidar com arcabouço regulatório que os organismos contábeis internacionais já estão emitindo para possibilitar que a Contabilidade reflita o valor das práticas de ESG nos balanços das empresas. Afinal, é natural que em breve essas normas passem a valer também no país", comentou o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.
Nesta área, há espaço para que os profissionais da contabilidade se destaquem, por exemplo, apoiando empresas a implementar políticas ESG, desenvolvendo relatórios de sustentabilidade e treinando colaboradores. Auditorias internas também são atividades essenciais dos profissionais para a verificação da conformidade com o tema, avaliação de riscos e oportunidades e garantia da precisão dos dados. A Perícia Contábil também tem oportunidades na área, atuando em litígios relacionados ao ESG, apresentando pareceres técnicos e quantificando impactos financeiros das práticas em ESG.
"Com foco na oportunidade que 'ESG' representa para profissionais contábeis que queiram se destacar no mercado e contribuir para um futuro mais sustentável, em junho, realizaremos um grande evento sobre o tema. O investimento em conhecimento e qualificação serão essenciais para que esses profissionais possam se tornar agentes de transformação na sociedade", complementou o presidente Carlin.
Nos dias 19 e 20 de junho, Cascavel será palco do "Imersão em Normas Contábeis e ESG", apresentado pelo presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), trará 12 horas de conteúdo sobre assuntos de destaque no universo contábil.
Os palestrantes discutirão a estrutura conceitual do Relatório Financeiro, a redução ao Valor Recuperável de Ativos, arrendamento, ativo biológico e produto agrícola, implantação do processo de sustentabilidade e elaboração do relatório de sustentabilidade. A oportunidade englobará ainda ferramentas que podem ser utilizadas no dia-a-dia do profissional e cases de sucesso.
O evento será realizado na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIG) e terá apoio do SESCAP-PR e Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel).
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.