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Esforço concentrado deve agilizar processos da Jucepar

Durante a sessão plenária do CRCPR de 26 de junho, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardison Akel, apresentou uma retrospectiva do processo de implantação da REDESIM/Empresa Fácil no estado. “São três equipes atuando em campo, visitando as prefeituras e estabelecendo convênios para a simplificação e automação de procedimentos, para que todo o trâmite possa ser encaminhado pelo portal do Empresa Fácil. Desde o início da implantação até hoje, já são quase 150 municípios onde a ferramenta já está funcionando ou encontra-se em fase de implantação, e nossa meta é chegar a 200 municípios até o fim de 2015”, relatou.





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Akel falou também sobre o processo de digitalização dos serviços da Jucepar: "atualmente, 60% das certidões podem ser obtidas pela internet e quem fizer os pagamentos de taxas pelo Banco do Brasil, poderá ter a emissão de seus documentos liberada em 15 minutos."

Gargalos

"Todo este trabalho vem sendo desenvolvido em paralelo com as atividades habituais da Junta, mantendo o mesmo quadro de funcionários que atuam em nossos 62 escritórios regionais”, informou o presidente. “E temos estudos para a implantação de mais cinco escritórios até o fim deste ano, incluindo um no litoral e outro no Norte Pioneiro".

Em função desta sobrecarga de trabalho, o presidente disse que momentaneamente os processos de abertura e encerramento de empresas por meio da ferramenta Empresa Fácil não está, infelizmente, proporcionando a agilidade planejada. "Todos os documentos em formato digital têm que ser analisados pelos funcionários da Junta e encaminhados aos órgãos integrados ao sistema. Como agregamos tarefas que antes eram desempenhadas pelas prefeituras, meio-ambiente, bombeiros, receitas Federal e Estadual e estamos fazendo tudo com a mesma equipe, estamos momentaneamente com um acúmulo atípico de documentos e isto está comprometendo um pouco nossos prazos", justificou Akel.




Ainda, segundo ele, desde que a consulta de nome passou a ser gratuita e por meio da internet, tem sido observado um número espantoso de consultas: “ao consultarmos o sistema antes de vir para o CRCPR esta manhã, havia 1.933 consultas de nome aguardando análise”, comentou Valdecir Proença. "O curioso é que muitos desses pedidos de consulta são gerados de madrugada ou nos fins de semana. Imaginamos que em seus momentos de folga, pessoas que sonham em ser empreendedores resolvem solicitar uma consulta, mesmo que não tenham intenção imediata de abrir uma empresa. Infelizmente isso acaba prejudicando outros que estão efetivamente iniciando um empreendimento, pois seus processos entram na fila de espera, já que não é possível fazer esse tipo de distinção", explicou Proença.


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Valdecir Proença, responsável pelo Registro Empresarial na Jucepar,
informou que mais de 1.900 consultas de nome aguardam análise.





Esforço concentrado

A fim de normalizar os prazos de tramitação dos documentos e emissão de certidões, Akel informou que a Jucepar adotará, a partir de 1º de julho, um horário diferenciado de atendimento ao público, das 12 às 17 horas, na unidade central de Curitiba, à rua Barão do Cerro Azul, 316. "Esta medida visa possibilitar que nossa equipe realize um esforço concentrado para fazer ajustes na ferramenta Empresa Fácil e colocar em dia os processos em tramitação na Junta, conferindo aos serviços a celeridade necessária", esclarece o presidente. "Estimamos que esse horário diferenciado deva se estender por cerca de 60 dias, mas é importante destacar que nos demais escritórios do estado, inclusive o do Portão e o da Associação Comercial do Paraná, ambos em Curitiba, permanecerá inalterado, e todos que necessitarem de serviços presenciais da Junta no período da manhã poderão dirigir-se a uma dessas unidades", destacou.

Conversa franca e direta

Ao reconhecer a situação que o órgão vem enfrentando devido à falta de funcionários para dar conta das novas atribuições que vem assumindo, o presidente da Jucepar solicitou ao CRCPR que levasse essas questões aos contabilistas, mas também colocou os canais de comunicação da entidade à disposição daqueles que enfrentarem dificuldades, informando que o agendamento de atendimentos presenciais com dirigentes, procuradores, vogais e funcionários da Junta pode ser feito pela internet. "O importante é que nos sejam encaminhadas situações específicas, e não apenas reclamações genéricas, para que possamos ter uma atuação efetiva para a solução de problemas", ponderou.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, comentou que em um momento como este, de transição, é necessário unir forças, e aproveitou a oportunidade para pontuar uma situação vivenciada por vários contabilistas que, se resolvida, poderá ajudar a dar mais celeridade aos processos: “Quando os documentos passam pela apreciação dos relatores, muitas vezes acabam sendo recusados por causa de pequenos detalhes, até mesmo de formatação. Antes, quando encaminhávamos os processos, sabíamos para quais relatores eles seriam encaminhados e quais eram os requisitos específicos daquele relator. Hoje, todos os processos entram na mesma fila e os diferentes relatores, cada um com seus próprios critérios, vão seguindo a ordem. Assim, temos tido muito retrabalho por causa de documentos recusados por pequenos detalhes. Seria importante promover a padronização de critérios, o que agilizaria o trabalho tanto para os contabilistas quanto para a Junta”, sugeriu.

Akel tranquilizou os conselheiros ao informar que para o segundo semestre de 2015 está programado um seminário de vogais e relatores para capacitação e uniformização de procedimentos.

Participação

As reuniões plenárias do CRCPR, que acontecem mensalmente na sede, em Curitiba, ou de forma itinerante pelo interior do Paraná, são abertas à participação de qualquer contabilista interessado em conhecer o funcionamento da autarquia e o papel dos conselheiros e inteirar-se das deliberações e assuntos que afetam o dia a dia da classe contábil paranaense.





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Conselheiros presentes à reunião plenária de junho.





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Elisete Carvalho Bazzo, diretora executiva da Abalise Contabilidade, Anderson Paulo Nora da Silva e Timoteo Klich, da Profit Contabilidade.



A sessão do mês de junho contou com a presença dos contabilistas Juarez Tadeu Morona Filho, 1º vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região – Sicontiba, Júlio Ricardo Morona, da Morona Contabilidade, Luiz Gustavo Budziak, da Valuup Consultoria, Timoteo Klich e Anderson Paulo Nora da Silva, da Profit Contabilidade, e Elisete Carvalho Bazzo, diretora executiva da Abalise Contabilidade.

A próxima reunião acontecerá no dia 17 de julho, às 9 horas, na sede do CRCPR em Curitiba.





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Luiz Gustavo Budziak, da Valuup Consultoria.





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Júlio Ricardo Morona, da Morona Contabilidade, e Juarez Tadeu Morona Filho, 1º vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região – Sicontiba