Escrituração contábil digital para atendimento ao Sped é abordada em palestra presencial e online
Encerrado o capítulo do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, a ordem é o profissional contábil voltar as atenções para seus clientes Pessoa Jurídica, já que o prazo da Escrituração Contábil Digital (ECD) é 31 de maio. Tudo já seria suficientemente complexo, não fosse o fato de que, neste país, as regras tributárias mudam a todo momento. No caso da Escrituração Contábil Digital (ECD), por exemplo, enquanto a classe contábil se desdobrava para finalizar a tempo as declarações de imposto de renda pessoa física, a Receita Federal publicou, no dia 18 de abril, uma nova versão do manual do leiaute 5, por meio do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 24.
Para ajudar o profissional contábil paranaense a manter-se em dia com suas obrigações junto aos clientes e à Receita, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná apresentou, no último dia 10, com participação presencial e online, a palestra "Formalidades da Escrituração Contábil em forma digital (ECD) para fins de atendimento ao SPED", com mais de 1.200 inscritos.
O palestrante foi o contador gaúcho Édison Remi Pinzon, especialista em gestão tributária e planejamento fiscal, com ampla experiência como consultor de empresas e instrutor de cursos. Ele apontou os contribuintes obrigados à entrega do ano base 2016, abordando os preparativos prévios para recuperação posterior na ECF, alteração de plano de contas (registro I157), subcontas exigidas pela Lei 12.973/2014, estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias anexadas, o Bloco K - Conglomerados Econômicos - e a nova obrigatoriedade aos optantes do Simples Nacional - investidor "anjo", as estritas regras para substituição do arquivo digital e a nova funcionalidade para importação do registro J800.
A abertura da palestra foi conduzida pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, que convidou todos para participarem também, na próxima semana, da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, que acontece em Foz do Iguaçu de 17 a 19.
Solidariedade
Os participantes na modalidade presencial foram solicitados a doar latas de leite em pó Nam 1, que serão destinados à Associação Cristã de Assistência Social - Acridas, entidade que atua há mais de 30 anos na região de Curitiba acolhendo crianças em situação de risco social.