O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) inaugura, no dia 3 de fevereiro, a Escola Técnica CRCPR Reforma Tributária, um programa de capacitação criado para preparar profissionais diante das mudanças estruturais trazidas pelo novo sistema tributário brasileiro. Totalmente online e com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC)*, as aulas serão transmitidas pela TV CRCPR, sempre às terças e quintas-feiras, às 9h.
"Concebemos este novo programa para facilitar o acesso dos profissionais da contabilidade do Paraná a informação de qualidade e de forma intensiva", explica a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Ariane Yumi.
"De saída, estamos lançando uma sequência de 10 aulas com o professor e auditor fiscal da Receita Federal Adriano Subirá, um dos profissionais que acompanhou de dentro toda a concepção da Reforma, tendo participado inclusive da redação do texto da lei aprovada pelo Congresso Nacional", comenta o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, que participa da aula inaugural conduzindo um rápido bate-papo com o palestrante, antes da aula propriamente dita.
A primeira aula**, no dia 3/2, marca o início de uma trilha de aprendizagem intensiva que conduzirá os participantes da compreensão estratégica até a aplicação prática dos novos processos contábeis e fiscais. Os participantes terão uma visão clara e organizada da Emenda Constitucional nº 132/2023, compreendendo o encerramento dos tributos atuais e a arquitetura do IVA Dual, composto pela CBS, de competência federal, e pelo IBS, de competência estadual e municipal. A programação também abordará o cronograma de transição entre 2026 e 2033, período em que os novos e antigos tributos coexistirão, além do papel institucional e operacional do Comitê Gestor do IBS, elemento central do novo modelo.
Logo no dia 5, o programa segue com sua segunda aula, aprofundando o tema “A Não Cumulatividade Plena”, um dos pilares centrais da Reforma Tributária e elemento decisivo para o novo modelo de apuração dos tributos sobre consumo.
Palestrante Adriano Subirá
O palestrante Adriano Pereira Subirá é auditor fiscal da Receita Federal e atuou como assessor tributário da Câmara dos Deputados durante a Reforma Tributária, com participação direta na elaboração de políticas fiscais e na construção do texto constitucional da Reforma.
"Para o contador, a Reforma Tributária não é uma mera mudança de processos. É uma mudança de mentalidade para uma postura estratégica. O Simples Nacional não vai acabar, mas o profissional deverá estar sempre atento à atividade do cliente, assessorando-o para entender, em cada situação, qual o cenário que mais o beneficia do ponto de vista tributário", diz Subirá. "Tão importante quando dominar a questão técnica e estratégica é saber que seu trabalho vai ganhar uma importância ainda maior para os clientes. O profissional contábil precisa desde já aprender a se reposicionar não mais como um emissor de guias, mas como um conselheiro e consultor", prossegue.
*Pontuação no PEPC-CFC em processo de homologação.
**É necessário fazer a inscrição separadamente para cada aula do Programa no portal de eventos do CRCPR.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.