Equipe da Secretaria de Urbanismo esclarece aspectos sobre abertura de empresa em Curitiba

O secretário municipal de Urbanismo da prefeitura de Curitiba, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, abriu a programação do Encontros&Parcerias nesta quarta-feira, 19, falando a empresários da contabilidade sobre particularidades da abertura de empresas na capital. Além do secretário, participou também sua equipe técnica esclarecendo aspectos importantes sobre regras de zoneamento, Consulta Prévia de Localização/CPL (consulta Azul); recursos ao Conselho Municipal do Urbanismo – Comissão de usos comerciais e, ainda, sobre os principais serviços e aspectos urbanísticos monitorados pela Secretaria Municipal.

Organizado pelo SESCAP-PR, CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade) e Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), o encontro foi às 8h30m, com um café da manhã, no auditório do SESCAP-PR.

Entidades encaminham processos à secretaria

Para acelerar a liberação da Consulta Prévia de Localização, a guia azul, a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba está recebendo, para análise, casos relevantes encaminhados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná-CRCPR, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba-Sicontiba e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Sescap-PR. Os atendimentos especiais são feitos a cada 15 dias.

O secretário municipal de Urbanismo da prefeitura de Curitiba, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, abriu a programação do Encontros&Parcerias falando a empresários da contabilidade sobre particularidades da abertura de empresas na capital.

A equipe técnica esclareceu aspectos importantes sobre regras de zoneamento, Consulta Prévia de Localização/CPL (consulta Azul); recursos ao Conselho Municipal do Urbanismo – Comissão de usos comerciais e, ainda, sobre os principais serviços e aspectos urbanísticos monitorados pelo órgão.

O CRCPR foi representado pelo vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro.

Representantes das entidades estiveram conversando, em agosto, com o secretário de urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, o superintendente de projetos da secretaria, Hudson Prestes dos Santos, o superintendente técnico, Rafael Mueller e a diretora do Departamento de Usos do Solo, Marise Ivanqui, buscando soluções para atrasos na liberação da CPL, que vêm comprometendo processos de abertura de empresas.

Além do atendimento especial a casos complexos e urgentes, para pôr as atividades em dia, a Secretaria de Urbanismo se comprometeu também realizar mutirão e estudar dispositivo para aumentar o volume de liberação automática – atualmente de cerca de 30% das consultas.

Com informações da assessoria de comunicação do SESCAP-PR