Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Equipe da Fiscalização do CRCPR faz treinamento



imagem
Funcionários das câmaras de Ética e Disciplina e Fiscalização do CRCPR participaram do treinamento.


Treinamento é uma prática constante para a equipe de funcionários das câmaras de Ética e Disciplina e Fiscalização do CRCPR. Formada por inspetores fiscais que fazem visitas às empresas e escritórios e por colaboradores que realizam trabalhos internos, o pessoal participa periodicamente de cursos, seminários ou palestras para se manter atualizado sobre legislações, novos procedimentos ou mesmo para rever conceitos e praticas e ainda para renovar a motivação.

Foram os objetivos do seminário realizado nos dias 23 e 24 de abril, ministrado por Ricardo da Silva Carvalho, integrante da Coordenadoria de Execução de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC.




Procedimento processual foi a pauta do primeiro dia. “É um tema complexo e delicado porque todo o trabalho da fiscalização deságua em processos que, felizmente, não são tantos, mas são representativos das principais formas de infração cometidas pelos profissionais da contabilidade. Temos grande preocupação para que, ao final de um processo, a pena estabelecida seja justa”, explica o Gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto.





imagem
O seminário foi ministrado por Ricardo da Silva Carvalho, integrante da Coordenadoria de Execução de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC.


Processos decorrem das atividades fiscalizatórias que resultam em notificações ou autos de infração. Analisar e julgar os processos são funções dos conselheiros que atuam no sistema, uma atividade assessorada por pessoal especializado das câmaras de Ética e Disciplina e Fiscalização.

No seminário que ministrou dia 23, no CRCPR, Ricardo da Silva Carvalho explicou como se dá o trâmite de processos administrativos de fiscalização, falou sobre os direitos e deveres dos autuados, prazos, penas, competência, nulidades processuais, prescrição, defesa, saneamento do processo, instrução processual, análise e julgamento das infrações, reincidência, sustentação oral, extinção do processo, recursos e outros pontos constantes da Resolução CFC nº 1309/10 que trata do regulamento de procedimentos processuais dos CRCs.




Tema motivacional

No dia 24, a temática foi mais descontraída, voltada à motivação tanto para o trabalho como para a vida, em suas diferentes fases, desafio de todo ser humano que sonha ser feliz. Ricardo Carvalho retomou questões clássicas ressaltando a importância do autoconhecimento contínuo, do desenvolvimento de diferentes habilidades, domínio das emoções e conflitos e do fortalecimento do relacionamento interpessoal. Sublinhou que toda pessoa precisa ter metas, objetivos, sempre bem delineados, e trabalhar para alcançá-los. Isso dá sentido e valor ao que fazemos.