Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Acadêmico Ranoel de Souza Ribeiro



Nesta entrevista, conheça a trajetória de Ranoel de Souza Ribeiro, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a Cadeira de nº 39.


CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Ranoel de Souza Ribeiro (RSR): Em 1967, iniciei em uma empresa familiar, na qual fui vendedor de produtos veterinários e de utensílios para atividade rural, além de entregador de gás. Em 1970, conclui o curso de Técnico em Contabilidade, em Castro, e consegui um emprego melhor, como auxiliar de escritório, nas Indústrias Andrade Latorre S.A. Depois, mudei-me para Curitiba e, por 10 anos, trabalhei na Contabilidade da Técnica Florestal S.A., passando por auxiliar de contabilidade, gerente de cobrança e faturamento, encarregado da contabilidade geral, chefe de escritório e contador. Nesse período, conclui minha formação em Ciências Contábeis, na FAE. Posteriormente, o controle acionário foi transferido para uma multinacional que optou por transferir sua sede para São Paulo; recusei me mudar e desliguei-me da empresa. Trabalhei no Banco Bamerindus do Brasil, como analista contábil, voltado aos aspectos fiscais e tributários. Em pouco tempo, passei a integrar a equipe de fechamento de balanços de todas as empresas do Conglomerado Bamerindus, também com foco nos aspectos contábeis e tributários, nos resultados empresariais e impactos nas empresas controladas e coligadas. Em 1992, assumi a Controladoria de empresas não financeiras. Em 1997, houve a intervenção do Banco Central no Bamerindus, com transferência das atividades financeiras para o HSBC Bank. Em 1997, ainda permanecendo funcionário do banco, abri meu escritório de contabilidade. Em 2000, com a mudança do liquidante das empresas Bamerindus Em Liquidação Extrajudicial, assumi a terceirização das atividades administrativas, financeiras, contabilidade, tributárias, preparação de relatórios gerenciais para o Banco Central do Brasil, fornecendo mão-de-obra para atender a estrutura das empresas Bamerindus em Liquidação Extrajudicial. Essa situação perdurou até junho de 2015. Já que, em dezembro de 2014, houve o levantamento da liquidação das empresas Bamerindus e o controle acionário foi vendido ao Banco BTG Pactual. Durante o período de trabalho para o Bamerindus, participei de diversos cursos, dos quais destaco o Programa de Treinamento Gerencial na Fundação Getúlio Vargas, a Especialização em Tecnologia de Gestão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o MBA pela Universidade de São Paulo (USP). Meu escritório contábil foi desativado em junho de 2016. Em minha carreira, contribuí ainda com a formação de alunos de Ciências Contábeis, como professor na FAE e no CDE-FAE. Ingressei na Academia de Ciências Contábeis o Paraná em maio de 1998. Por mais de 10 anos, fui o contador da Academia. Nesse período, exerci cargos de tesoureiro, vice-presidente, e, presidente na gestão 2010/2011 da ACCPR. 

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

RSR: Na minha visão, correspondem a necessidade de manter-se atualizado nas leis societárias e tributárias; ser um agente de mudança de postura empresarial de seus clientes no que tange a utilização das Demonstrações Contábeis como ferramentas de gestão, ou seja, análise de atos passados para projeção do futuro de suas organizações; e buscar a atualização e utilização da tecnologia da informação como ferramenta de gerenciamento empresarial.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

RSR: Tratar a contabilidade como uma ciência que deve ser desvendada no seu dia a dia. Ter uma visão holística do seu campo de atuação, procurar manter-se atualizado sobre todos os assuntos de natureza social, tributária e contábil, e, atender seus clientes como um bem a ser preservado, afinal, é em função deles que poderá crescer profissionalmente. As pequenas empresas nascem para serem grandes negócios. Os profissionais da área contábil têm a missão de elevar os patamares, trazendo consultoria de qualidade.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

RSR: A contabilidade é uma ciência que tem passado, presente e futuro. Passado, pelos efetivos registros da evolução patrimonial de uma sociedade; presente, pela disponibilização, em tempo hábil das informações de avaliação da gestão da sociedade/empresa; futuro, pela mudança de conduta do profissional contábil, atuando com um assessor/consultor em assuntos de gestão da eficiência e eficácia do empreendimento, orientando os empresários na medição da lucratividade empresarial.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.