Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico Luiz Francisco Carvalho

Conheça mais sobre o acadêmico da ACCPR Luiz Francisco Carvalho

O professor Luiz Francisco Carvalho é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 13. Além disso, exerce a função de vice-diretor Secretário da entidade na atual gestão.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Luiz Francisco Carvalho (LFC): Tudo começou aos 14 anos como office boy no escritório de meu pai. Depois veio o curso técnico em Contabilidade, o curso de Ciências Contábeis e licenciatura em Letras, formação que me possibilitou acumular as profissões de contador e professor. Em 1969, passei a ser empresário da contabilidade e a ministrar aulas de Contabilidade no curso técnico. Posteriormente, ingressei no magistério superior como professor de Contabilidade, tendo sido coordenador de curso e responsável pela criação do curso de Ciências Contábeis em União da Vitória. Ministrei cursos para entidades da área contábil, sempre procurando divulgar a Ciência da Contabilidade. Assim, durante 40 anos exerci a nobre profissão de professor e há 55 anos atuo como contador e perito contábil, com registro no CNPC.

Muito me honra ser membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, pois me proporcionou adquirir conhecimento, desenvolvimento e aprimoramento profissional e, principalmente, fazer grandes amizades que muito considero. Ingressei em 2008 e ocupo a Cadeira nº 13. Durante esses 16 anos fui membro do conselho fiscal, ocupei alguns cargos na diretoria e atualmente exerço a 2ª secretaria, como vice-diretor Secretário. Além disso, gostaria de destacar a importância que tem ACCPR na divulgação dos assuntos contábeis e promoção do desenvolvimento da profissão e valorização perante a classe e a sociedade.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

LFC: A profissão contábil em si é um constante desafio. Os contadores devem estar preparados para superar adversidades num ambiente em constante evolução. Diariamente temos que aprimorar a capacidade de adaptação para desenvolver habilidade técnica e estar atualizado. Assim, deve-se estar preparado para acompanhar as mudanças dos regulamentos, das tecnologias e automação, a pressão por eficiência, sem deixar de lado questão ética.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

LFC: A carreira contábil oferece diversas possibilidades e desafios, mas é preciso comprometimento, responsabilidade, manter-se atualizado e estar sempre disposto a aprender e evoluir. Lembro que a contabilidade não se resume apenas a habilidades técnicas, mas também a atitudes, relacionamentos e aprendizado contínuo.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

LFC: O futuro da contabilidade está repleto de mudanças e oportunidades. O contador do futuro será ágil em tecnologia e capaz de fazer a diferença no desenvolvimento das empresas. Haverá padronização mundial pelo emprego da tecnologia, automação e trabalho remoto, tornando o papel do contador muito significativo no desenvolvimento da sociedade.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.