Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico Luiz Fernando Torres Cardozo

Conheça mais sobre o acadêmico da ACCPR Luiz Fernando Torres Cardozo

O professor Luiz Fernando Torres Cardozo é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 21.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Luiz Fernando Torres Cardozo (LFTC): Meu primeiro contato com a contabilidade foi em 1958, no escritório de meu pai, Lourival Torres Cardozo. Posteriormente, trabalhei por sete anos no Banco da Província do Rio Grande do Sul. Então, passei em três concursos como contador. Primeiramente, trabalhei na Caixa Econômica Federal e na Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná e, depois, na Telepar, onde permaneci por 30 anos, organizei e chefiei a auditoria interna e, posteriormente, assumi o Departamento de Contabilidade por mais de uma década. Nesta época, também passei a exercer a função de professor nas cadeiras de Auditoria e Análise de Balanço. Em 1984, com muito orgulho, ingressei na ACCPR e adquiri experiência e conhecimento pelas diversas funções que exerci, como bibliotecário, tesoureiro, diretor de Patrimônio, vice-diretor Financeiro, vice-presidente e presidente (gestão 2008/2009). Em novembro de 2021, fui agraciado com a Comenda de São Mateus, honraria conferida pela ACCPR, da qual tenho muito orgulho.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

LFTC: Acompanhar as atualizações das normas e regulamentações contábeis e atualizar-se na área de tecnologia, automação e inteligência artificial. Além disso, manter um relacionamento positivo com os clientes e reduzir custos para se manter competitivo.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

LFTC: Fazer um planejamento de carreira, investir no conhecimento técnico e dominar a tecnologia. É primordial ser organizado e estar preparado para saber interpretar dados.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

LFTC: Entendo que o futuro da contabilidade será uma combinação de automação e análise de dados em tempo real, nas quais o profissional de contabilidade irá desempenhar função estratégica e analítica para o sucesso das organizações.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.