Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Acadêmico Luiz Carlos de Souza



Conheça mais sobre o acadêmico da ACCPR, Luiz Carlos de Souza

O professor Luiz Carlos de Souza é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 38.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Luiz Carlos de Souza (LCS): Sou graduado em Ciências Contábeis e em Direito, sendo mestre em Ciência Contábeis e especialista em Administração Financeira, Política e Estratégia. Fui conselheiro do CRCPR (2008 a 2009), conselheiro do CFC (2010 a 2017). Faço parte da ACCPR desde novembro de 2003, na qual já exerci o cargo de presidente (2014 a 2016). Atualmente, faço parte da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR. Sou professor desde 1985, em diversas instituições de ensino, inclusive como coordenador de cursos na área Contábil, Tributária e Gestão de Negócios. Leciono na Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 1989. Nesta caminhada profissional, visei unir a teoria à prática profissional da contabilidade, corroborando com o posicionamento da Oxford Languages, já que sempre estive envolvido com sociedades empresárias. Todavia, acredito que cada profissional siga sua vocação, que pode ser direcionada para os estudos científicos teóricos e/ou práticos. Para mim, o envolvimento com sociedades empresárias requer atuação teórica e prática. Além disso, compreendi que a contabilidade, além de ser considerada ciência social, é também “ciência da comunicação”, e ainda interligada com ciências humanas, digitais e outras, e, mais do que nunca, articulada com outros temas, como planejamento estratégico e tributário, por exemplo. Diante disso, compartilhei os meus conhecimentos nas atividades acadêmicas, no dia a dia e na sociedade.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

LCS: O uso da teoria contábil, é o mestre do entendimento, mas precisa ser colocado em prática. Não adianta alguém teoricamente falar sobre natação, mas não nadar! Hoje, mais do que nunca, ainda que com certas restrições, o mundo digital permite pesquisas diretamente da fonte, de maneira rápida, diversa, inclusive internacional, com conversão para o idioma português. Basta saber como encontrá-las. Há muitas informações oficiais disponibilizadas, nas quais é possível aprender como se fazer investimentos, formação de preços, registros contábeis, até um “valuation”, de forma instantânea. Quem não compreender tudo isso, aceitando ou não, ou fizer adaptações quando necessário, pode ficar à margem do conhecimento, deixando escapar um filão de oportunidade. Tudo acontece muito rapidamente. Então, os desafios são, exatamente, a busca de conhecimento e sua aplicação. Outro detalhe, mais de 90% das empresas brasileiras são de pequeno e médio porte. Assim, se alguém compra frutas e verduras em uma feira de poder aquisitivo menor, os preços devem ser acessíveis para aquele tipo de cliente. Fica complicado vender lagosta e camarão importado para esse público, por exemplo. Então, quem é o cliente alvo? Essa mesma reflexão serve para os profissionais da contabilidade. Portanto, não se trata só de controles, registros, variações patrimoniais, para a tomada de decisão, mas sim de uma atuação expandida do conhecimento que envolve a manutenção ou não desse patrimônio. Trata-se de sucesso ou fracasso de um negócio. É oportuno lembrar que as riquezas de um país são criadas pelas sociedades empresárias, pelo mundo dos negócios.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

LCS: Existe um vasto campo de oportunidades para ser explorado, mesmo que algumas notícias apontem de forma diferente. A própria Reforma Tributária, já integrada ao ordenamento jurídico brasileiro pela Emenda Constitucional nº 132/2023, trará situações para serem estudadas nos próximos 50 anos, sendo bastante otimista. Os impactos resultantes da Reforma Tributária vão exigir do profissional da contabilidade um esforço grande, mas também trarão realizações pessoais. Basta querer! Lembro-me que certa vez, um aluno que era meu orientando, resolveu escrever sobre a NBC TG 47 que trata da Receita de Contrato Com Clientes e me disse que não conseguia entender o que estava lendo. Respondi que recomendava que ele lesse as 46 NBC TG anteriores. Acredito que o futuro é promissor para quem for dedicado, um estudioso dos assuntos. 

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

LCS: Com muito otimismo, porque a Ciência Contábil na minha opinião é a Ciência da Informação, em sentido amplo, não só do estudo, interpretação e registros que afetam o patrimônio de uma entidade. No mínimo, pelos próximos 20 anos, a contabilidade ocupará espaço de ouro, diamante, pérola. Mas o profissional desta ciência deverá se preparar o máximo que puder. Em muitas situações, um consultor contábil será procurado para manifestar seu conhecimento, principalmente, em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Geral (NBCTG), alicerçadas num padrão internacional. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.