Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Acadêmico Eluiz Maria Miqueletto



Conheça mais sobre o acadêmico da ACCPR Eluiz Maria Miqueletto 

O professor Eluiz Maria Miqueletto é acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), ocupando a Cadeira de nº 17.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Eluiz Maria Miqueletto (EMM): A contabilidade esteve presente desde muito cedo na minha vida. Com 19 anos, concluí o curso de Técnico de Contabilidade, e até a finalização do mesmo, trabalhei como vendedor em um armazém. Posteriormente, fui auxiliar administrativo em um banco, em São José dos Pinhais. Sou graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria e mestre em Contabilidade e Finanças. Em 1970, iniciei minha atividade como auxiliar contábil no escritório do meu primo e, em 1997, passei a ser responsável pelo estabelecimento, do qual sou proprietário até hoje. Exerço a profissão de professor há 45 anos. Ocupei funções como assessor do Departamento de Ciências Contábeis e vice-chefe do Departamento de Ciências Contábeis. Fui conselheiro suplente e efetivo no CRCPR. Atualmente, além de empresário contábil, atuo como coordenador de estágio supervisionado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2013, tive a honra de ingressar na ACCPR, ocupando a Cadeira nº 17, na qual por duas gestões fiz parte do Conselho Fiscal e, hoje, exerço a função de diretor Institucional. Estar na academia me trouxe um aprendizado valioso, além de trocas de experiências e oportunidades muito enriquecedoras.  

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

EMM: Acredito que um dos principais desafios é o profissional contábil acompanhar as constantes mudanças na legislação, nas normas tributárias e nas regulamentações fiscais, além de sempre se manter atualizado, para que possa manter diariamente a excelência no serviço prestado. A evolução da tecnologia, apesar de grande aliada dos processos contábeis, é um desafio, pois se faz necessário atenção dobrada do contador para que nenhum detalhe vindo do digital passe despercebido. Outro desafio, é a competição intensa entre as empresas e a pressão por preços competitivos, visto que existem clientes que preferem ‘um preço reduzido’, ao invés de empresas que prezem pela ética, qualidade profissional e idoneidade. 

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

EMM: Independentemente da instituição escolhida, o curso de Ciências Contábeis é desafiador, como na prática a profissão. É uma ciência social que pode ser altamente rentável, contudo exige muito raciocínio, muito estudo e aperfeiçoamento. Ela vai além de técnicas de cálculos e escriturações. Envolve interpretação, atualização, perfil analítico, escrita e aprimoramentos. É uma profissão imprescindível e registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil. Então, comece acreditando ser possível. Seja curioso, dedicado, busque aprimorar seus conhecimentos de todas as formas. Vá a cursos, congressos, palestras e em tudo que amplie o seu conhecimento. Nós, contadores, transformamos problemas em soluções e possibilidades. 

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

EMM: Muitas pessoas falam que a contabilidade um dia irá acabar. Acredito, no contrário, que o contador é uma figura indispensável para a saúde financeira e contábil de qualquer empresa. Já tivemos inúmeras mudanças na maneira como realizamos nossas atividades ao longo do tempo. Hoje, o contador precisa de mais análise, estratégia e tomada de decisão rápida. Os computadores e sistemas já começaram a diminuir as atividades burocráticas e fazem em segundos, o que levaríamos horas para analisar. Porém, o futuro da contabilidade incorpora cada vez mais a transformação digital e cabe ao profissional contábil se atualizar e se aprimorar com ela. Ainda vale ressaltar que nenhum tipo de tecnologia substitui a interação pessoal que um contador desenvolve com o seu cliente e é isso que faz a profissão de contador ser tão admirável. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.