Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Acadêmico Nelson Zafra



Nesta entrevista, conheça a trajetória de Nelson Zafra, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a Cadeira de nº 08.

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Nelson Zafra (NZ): Sou formado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Controladoria pela e especialização em Desenvolvimento Gerencial pela. Até 1998, experiência profissional foi em empresas multinacionais, na área contábil de custos e fiscal. Depois, criei minha própria empresa de consultoria contábil. Também atuo como instrutor de assuntos na área contábil, desde 1996, com uma empresa de treinamentos em Curitiba. Assim que concluí meu mandato, como presidente do CRCPR, em 2003, fui convidado para participar da Academia. Oportunidade que aceitei prontamente. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição.   

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

NZ: Há 26 anos, tenho me envolvido com as entidades contábeis, como os Sistemas CFC/CRCs, ACCPR e *SESCAP-PR. Nessas entidades, acabei conhecendo as dores dos profissionais da contabilidade. Os maiores desafios são dominar efetivamente todas as Normas Brasileiras de Contabilidade, que são muitas, e foram convergidas aos padrões internacionais, o que mudou significativamente a forma de praticar a contabilidade no Brasil; e acompanhar a rapidez com que a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, têm mudado o mercado contábil.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

NZ: Dominar todas as Normas Contábeis, sempre se mantendo atualizado. Também é importante buscar alguma formação na área de TI, pois, na contabilidade atual, quem não dominar a tecnologia estará fadado ao fracasso. Farei tudo que eu puder para mostrar ao profissional os aspectos importantes e relevantes para ser um bom contador, tanto na área do conhecimento, já que vivo também no mundo acadêmico, como também no aspecto de tecnologias inteligentes para facilitar o trabalho da contabilidade.   

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

NZ: O profissional deve se preparar para a prestação de um serviço mais consultivo, de qualidade, mais estratégico, pois a tecnologia e a inteligência artificial já tomaram conta do trabalho operacional da contabilidade. 



*Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.