O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmico Dalvino Nunes da Lapa Júnior

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Dalvino Nunes da Lapa Júnior (DNLJ): Sou contador e economista, com uma pós-graduação em Contabilidade e Finanças. Me formei como Técnico de Contabilidade, em 1960. Iniciei minha carreira como contabilista em 1961. Em 1969, comecei minha carreira de professor universitário na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e em 1970 no Departamento de Ciências Contábeis (DECONT) da UFPR. Também fiz o curso de Intendência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Curitiba, onde saí Aspirante a Oficial em agosto de 1961. Após os estágios necessários, recebi a patente de Tenente do Exército Brasileiro. Sou filho de uma família do interior, vinda de Jacarezinho para Curitiba em abril de 1956, quando eu tinha 15 anos. Na Academia, fui convidado, aprovado e aceito em setembro de 1985. Tomei posse com muita honra da Cadeira nº 24, tendo participado em algumas gestões da diretoria da ACCPR. Em maio de 2017, fui agraciado com a “Comenda de São Mateus” da qual tenho muito orgulho.  A luta foi árdua, mas valeu os sacrifícios.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

DNLJ: A profissão de contabilista exige que o profissional esteja sempre se atualizando de acordo com as leis e exigências que constantemente surgem; sem isso, não é possível alcançar um desempenho satisfatório. Os dados e demonstrações contábeis não devem ser dirigidos apenas para as fiscalizações, mas principalmente para os administradores das empresas, para que possam tomar decisões baseadas em dados concretos e confiáveis. Durante meu tempo de escritório, sempre prezei pela qualidade de meus serviços e, nos 55 anos de atividade, nunca tive mais de 23 "escritas". Em todos os 55 anos de atividade, tive um total de 83 clientes, e quando desativei o escritório, meu último cliente estava sob minha responsabilidade havia 45 anos.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

DNLJ: Aconselho aos atuais e futuros colegas a se manterem sempre atualizados com as novidades e exigências contábeis, para que seus clientes não incorram em erros devido a dados contábeis incorretos fornecidos pelo nosso trabalho.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

DNJL: O futuro da profissão de contabilista está baseado na qualidade e competência de nossos profissionais, que se dedicam e mantêm seus conhecimentos atualizados. Os órgãos representativos da classe estão sempre proporcionando e oferecendo cursos de atualização profissional, e esses não devem ser desprezados.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.