O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.
Nessa entrevista, conheça a trajetória de Antônio Carlos Doro, acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que ocupa a cadeira de nº 03
CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?
CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?
ACD: Além da concorrência desleal, há a forte interferência de grandes grupos econômicos, tanto nacionais quanto estrangeiros, que injetam capital no mercado, afetando diretamente o setor. As empresas de contabilidade online, que oferecem serviços limitados a preços reduzidos, também desvalorizam o trabalho do contador. Outro ponto que merece destaque é a escassez de profissionais qualificados para lidar com os desafios da área fiscal nos escritórios de contabilidade. Embora a demanda por esses profissionais seja alta, é raro encontrá-los disponíveis no mercado, o que eleva os salários em comparação aos honorários contábeis que os clientes estão dispostos a pagar. Reconheço que essa é uma questão de mercado, mas vejo uma oportunidade a ser explorada na formação e qualificação desses profissionais, algo que as entidades contábeis ainda fazem de maneira insuficiente diante do vasto potencial do mercado brasileiro. Além disso, enfrentamos desafios como a intensa concorrência por preços competitivos, as mudanças desenfreadas na legislação e a constante evolução da tecnologia.
CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?
CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?
Reprodução permitida desde que citada a fonte.